quarta-feira, 27 de maio de 2009

Parabéns CARUARU!




Em Caruaru, Pernambuco, onde a festa junina é conhecida como “Melhor São João do Mundo”, a Prefeitura Municipal tomou uma decisão que deixa cheio de orgulho qualquer nordestino defensor de sua cultura.
Na festa junina deste ano não será permitido uso de músicas com letras apelativas, citando palavrões, denegrindo a imagem da mulher, incentivando a embriaguez e a prostituição. E tem mais, nos palcos também será proibido o uso de figurinos provocantes.
As bandas vão precisar fazer mudanças no repertório e músicas com letras que realmente retratam a cultura nordestina vão ser priorizadas. Os grandes nomes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Ari Lobo, são citados pela organização do Melhor São João do Mundo, quando tratam do repertório com as bandas que vão se apresentar nas festividades juninas de Caruaru.
Neste ano, Caruaru homenageia o mestre Vitalino, famoso filho da terra, pela arte em barro. O São João de Caruaru começa a ser festejado em 30 de maio e termina em 10 de julho, data do centenário de Mestre Vitalino.
Aprovo totalmente a medida adotada por Caruaru, que serve de exemplo para qualquer lugar no mundo, quando trata-se de bom senso e valorização da cultura nordestina autêntica.
Não poderia deixar de registrar aqui meus aplausos para a atitude da organização do São João em Caruaru.
Não temos porquê continuar dando espaço a músicas que contribuem somente para denegrir a imagem da mulher, e incentivam a prostituição, a embriaguez e outras mazelas.




Anna Jailma - jornalista e blogueira, sertaneja de corpo e alma.
Fotos: sem indicação de autor

Nenhum comentário: