quinta-feira, 28 de maio de 2009

São João em São João


Tá bem pertim de começá

A quadria, os arraiá

Teve chuva, vai ser bão!

Vai ser grande o São João...
Junho está chegando e logo no dia 1° começam as celebrações de novenas nas residências da cidade. É tempo de festejar o São João glorioso, participar das novenas, cantar com emoção o hino do padroeiro...
É tempo de dançar quadrilha, de fazer arrasta pé na praça pública, de abraçar aquela pessoa querida que fazia anos que você não encontrava...É tempo de voltar no passado, sentar na calçada, dar risada relembrando a infância, perguntar por 'fulano' e 'sicrano', ficar viajando no tempo quando reencontra alguém que você conhece, mas não está reconhecendo. E quando lembra, quando 'adivinha', então vem o abraço, a risada, a emoção.
É este clima de confraternização, de reencontro que faz do São João em São João, o Melhor do Sertão. É este o nosso diferencial: São João em São João é reencontro, é viagem no tempo, é confraternização.
De 1° de junho ao dia 13 são celebradas novenas pelas ruas, nas residências; com quadrilhas e leilões, com quermesses que fazem qualquer um engordar uns quilinhos. Como é bom a disputa nos leilões: 'quem dá mais?'
Dia 14 a festa do padroeiro inicia oficialmente com procissão de abertura e hasteamento da bandeira. A festa permanece até dia 24 de junho e do dia 20 ao dia 23 de junho, tem bandas no Espaço de Eventos:
Dia 20 de junho - Sirano e Sirino
Dia 21 de junho - Forró na Tora
Dia 22 de junho - Max e Banda, Trio Aruanda e Cipó de Boi.
Dia 23 de junho - Colo de Menina, João Bandeira e Forró Quentão.
Certamente outros eventos vão integrar nosso São João em São João como ocorre todos os anos: a escolha da Rainha da Festa, o almoço de São João Batista, o Jantar de Confraternização, a Noite Cultural, com apresentações artísticas e culturais, e tantos outros eventos.
Logo que tiver a programação, irei divulgar aqui.
Bom seria se a feirinha trouxesse para a praça o melhor da nossa gastronomia e do nosso artesanato. É um evento que merece ser valorizado para crescer e consequentemente, engrandecer o São João em São João.
E que os festejos iniciem com sua grandeza religiosa, social e cultural! Que aconteça o engrandecimento da festa.
Anna Jailma - jornalista e blogueira

4 comentários:

jose alencar filho disse...

O São João, do meu São João,
É uma eterna lembrança,
Um mês todo de festança,
Que me traz recordação,
Ao falar, sinto emoção,
Lembro amigos e parentes,
Pessoas honestas e decentes,
Nascidas no pé da serra,
Orgulho da minha terra,
Sou um ausente, presente.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

José Alencar Filho,

Vou publicar sua poesia. Muito obrigada. Seja sempre muito bem-vindo!

Anônimo disse...

É, ANNA, ACHEI MUITO BOM VC RESSALTAR A NOITE CULTURAL,COMO TAMBÉM A FEIRINHA DE ARTESANATO E COMIDAS TÍPICAS... E A PROGRAMÇÃO DEVERIA TAMBÉM COLOCAR MAIS FORRÓ AUTÊNTICO(FORRÓ DE MERMO-MERMO),AFINAL ESSE SIM É O NOSSO VERDADEIRO FORRÓ! CHEGA DE "BANDAS", COM MULHERES NUAS, E O "CANTOR CHAMANDO A MULHER DE @%%$¨%¨&&$# , E O HOMEM DE FILHO DE #¨$%&%%$#. BASTA!!!!
DODORA MEDEIROS

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Dodora está sendo debatido uma idéia de criar um ambiente para venda de comidas e bebidas típicas na casa de taipa. Lançei a sugestão na comunidade de São João do orkut, não sei se vai dá para se concretizar. A gastronomia da terra tem que ser valorizada e ter um espaço de destaque, em especial na feirinha...
Quanto as músicas, o Trio Aruanda está na programação e é maravilhoso. As outras bandas espero que não usem aquele 'dicionário' que dói nos ouvidos. Forró autêntico é mais forró!
Grata pela presença.