quarta-feira, 10 de junho de 2009

São João em São João - Novenas da zona urbana

Comunidade reunida...
cantando...

e em reflexão...
As novenas em São João do Sabugi iniciaram na zona urbana dia 1° deste mês junino, e permanecem até dia 13 de junho, com São João - o glorioso, visitando as residências sabugienses.
Na verdade a cidade já vive um clima de festa, todas as noites, quando toda a comunidade se reúne nas novenas transmitindo aquele clima de confraternização, bonança, paz e alegria.
Em São João do Sabugi, toda a comunidade vai a todas as novenas, independente da distância. Não existe a idéia de ir somente a novena da própria rua ou do próprio bairro.
As pessoas fazem das celebrações um rico tempo de graça divina, de acolhimento e de confraternização.
O coral e o pároco levam a Palavra de Deus em palavra e em música. E toda a comunidade, desde o mais novo ao mais idoso permanece encantado com a presença de Deus naquela celebração.
Na novena que fui no último sábado, dia 06, presenciei um menino de aparentemente uns 4 anos de idade, encantado, de olhos fixos no padre, enquanto ouvia a pregação do Evangelho.
E depois da novena vem a quadrilha, vem a venda do creme de galinha na cozinha, o leilão que tem até galinha caipira torrada e a hilária Cachica, que disputa preço com todo mundo, com todo entusiasmo, cheia de vida, como são as pessoas abençoadas por Deus.
São detalhes assim, que fazem do São João em São João, o melhor do sertão...
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Anna Jailma

2 comentários:

Gêlza Poroca disse...

Oi Anna.Adoroo seu Blog,desde quando vc fez,que eu todos os dia vou lá!pra saber as noticias desta terra tão querida.Como tenho saudades da minha infância e adolecência,das amizades que ai fiz,que com a graça de Deus,até hoje tenho,no coração,que nem o tempo nem a destância conseguiu destrui.Eu com minha prima "Querida Suzete",e toda a nossa Familia,que adoravamos passar as ferias com vovó e vovô na "Vaca Brava",tempo bons.O ano passado fui a procissão,de encerramento,foi linda como sempre!espero está ai pelo menos nos ultimos dias,pra viver um pouco este calor humano desta terra querida!Feliz São João para Todos.Beijãooo para todos VCS.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Gelza, muito obrigada pelo seu comentário. O blog tem exatamente este objetivo de diminuir a distância entre São João e seu povo, independente das fronteiras e também reduzir a distância entre o ontem e o hoje.
As três Marias - Maria Suerda, Maria Suzete e Maria Suzana - vão estar no São João em São João. Venha também, é tempo de confraternização! Grande abraço, espero conhecê-la pessoalmente nos festejos da terra.