sexta-feira, 10 de julho de 2009

DIA DA PIZZA - MAMMA MIA!

"Pizza de Pimenta e Rapadura - Em Salvador, Bahia, o tradicional doce de rapadura foi parar na pizza. A pizza, que já aparece na lista mais pedidas do restaurante de Portela, leva queijo coalho e rapadura.
Ao sair do forno, o cliente escolhe a pimenta que será salpicada sobre o recheio. Há três opções: pimenta do reino, malagueta e calabresa."

"Pizza de Pequi - Uma fruta com pouca polpa e típica do cerrado brasileiro tornou-se ‘carro chefe’ da pizza em Goiânia. O pequi tem sabor meio amargo, mas os cozinheiros apostam na fruta como ingrediente dos pratos que envolvem carne, massas e risotos.
Em Goiânia, o pequi acabou indo parar na pizza da Pizzerria 110, e segundo Marcello Arantes, um dos responsáveis pela pizzaria em Goiânia, a pizza de pequi deriva do arroz com pequi. Eles trocaram o arroz pela massa da pizza e como o frango com pequi é uma das preferências dos goianos, então foi esta mistura que foi parar na 'redonda'. "


Pizza de Palma - "No interior da Bahia, existe a pizza de palma, um tipo de cacto muito usado aqui no Nordeste para alimentar o gado durante o período da seca. Em Lençóis, Bahia, na Chapada Diamantina, a presença da palma na gastronomia local foi difundida por meio dos garimpeiros, que tinham dificuldade de conseguir alimentos durante o período de mineração, nos acampamentos montados em grutas de pedra.
O pizzaiolo Renato César Nicotera, dono da Oxente Menina Pizza na Pedra, em Lençóis, diz que por lá alguns garimpeiros usavam o mandacaru, o xique-xique e o cabeça-de-frade como opções para comer.
A pizza acabou ganhando a palma que, segundo ele, é rica em vitaminas."

Pizza de Caranguejo - "O caranguejo é encontrado no mangue e a carne do crustáceo em uma pizza é fruto da criatividade dos pizzaiolos da Pizzaria Maggiorasca, em São Luís, no Maranhão - que eu considero uma das mais belas capitais do Nordeste.
A pizza, batizada de Delizia Del Mangue, é tipicamente nordestina pela regionalidade dos ingredientes, como a cebolinha branca, vinagreira e o caranguejo."


Pizza de Pirarucu com Jambu- "Pizza de ‘bacalhau da Amazônia’ é feito de filés secos de pirarucu, peixe típico da região Norte do país e que pode pesar até 250 quilos. O sabor inusitado do peixe foi parar no cardápio da Pizzaria Vitória, em Belém. A criação é da pizzaiola paulista Simone Morelli, mas o preparo é feito pelo chef maranhense Luís Mota.
A redonda com sabor amazonense ainda leva folhas de jambu, que provoca adormecimento da boca."
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Com informações do G1
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: