quinta-feira, 2 de julho de 2009

Opinião: Divulgação do São João em São João

- Foto do blog Sabugi By JQ, de 2008 -
Entrada de São João do Sabugi no Largo Ana de Souza
A programação do São João em São João pode ser ampliada no sentido de divulgação dos eventos que ocorrem no período da festa. Por exemplo, a quadrilha do Bloco Virou Mania é interessantíssima, por ser diferenciada, dançada pelas principais ruas da cidade, deslocando-se desde o Cruzeiro, percorrendo a Avenida Honório Maciel, chegando ao Largo Ana de Souza, ou seja, dançam literalmente pelas ruas. Isso é um diferencial que precisa ser divulgado, valorizado, no sentido de incluir como evento na programação cultural, para que os visitantes cheguem e saibam o dia, o horário e o percurso.
Desde já parabéns aos integrantes e organizadores da quadrilha do Virou Mania. Vocês realizam um verdadeiro espetáculo de cultura no São João em São João.
Da mesma forma, as quadrilhas da Escola Municipal e outras mais que acontecem todos os anos, envolvendo a comunidade.
A antecipação da divulgação dos festejos também é um ponto à ser observado. Quanto mais cedo as pessoas sabem qual a programação, mais crescimento tem a popular propaganda ‘boca a boca’ sobre os eventos.
Outro fato que deve ser estudado para os anos seguintes é sobre o ‘slogan’ do São João em São João. Se o título, o slogan de um evento que acontece anualmente é um só, tem maiores chances de ‘pegar’, de ser gravado na mente e na boca do povo.
Grandes festas juninas como o São João de Caruaru e o de Campina Grande, usam o mesmo título para a festa que dura mais de 30 dias, durante décadas: Em Caruaru : “O Maior e Melhor São João do Mundo” e em Campina Grande, “Maior São João do Mundo”.
Usava-se na divulgação “São João em São João, o melhor do sertão”, inclusive, uma placa foi colocada na entrada da cidade com a inscrição “São João do Sabugi, Terra do Melhor São João do Sertão. Seja bem-vindo!”. Mas agora foi alterado o slogan usado pra festa.
Se vale a pena alterar o título dos festejos a cada mudança de gestão, tenho minhas dúvidas.
Para complementar, enfatizo que falhas sempre existiram e sempre vão existir. Para lidar com isso com sabedoria, basta saber reconhecer onde foi o erro e procurar corrigir a cada ano. E que os bons eventos, os acréscimos que forem positivos em cada festejo, permaneçam e possam crescer. O que é bom deve ser preservado.
Que as inovações venham como acréscimo porque assim vem o crescimento do evento. E o crescimento do São João em São João é o objetivo de todos nós, independente de qualquer coisa.
Encerrando, gostaria de parabenizar todos que fizeram, voluntariamente ou não, a Festa de São João Batista. À todos, sem exceção, PARABÉNS.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: