segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rádio Caicó AM - Festa de Sant'Ana

A paz invadindo o coração...

Os que chegaram mais cedo!
Suerda Medeiros, sob o olhar de Sant'Ana...

Falando sobre o documentário da Rádio Caicó AM
que fala na Festa de Sant'Ana

Equipe da Rádio Caicó AM reunida, sob as bênçãos de Sant'Ana!

Em 1° de julho, toda a equipe da Rádio Caicó AM acordou mais cedo, com objetivo da dar o pontapé inicial na cobertura da Festa de Sant´Ana em Caicó.
Sentindo o clima da madrugada, no silêncio da Praça da Catedral de Sant'Ana - que já estava aberta e iluminada a nossa espera - toda a equipe falou sobre a emoção de vivenciar a Festa de Sant'Ana, em Caicó. Uma festa que é junção de fé e devoção, de cultura e tradição, de entrega e emoção.
Depois do anúncio da cobertura, às 4h, que contou com visita dos moradores da Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, conhecida como Praça da Catedral, houve café-da-manhã bem sertanejo, servido na Rádio Caicó AM, com presença de clientes.
Um documentário sobre a Festa de Sant'Ana foi veiculado pelas ondas do rádio e pela internet à todos os recantos do país, com duração de 30 minutos, mostrando a emoção de viver, de sentir a Festa de Sant'Ana em Caicó.
O trabalho foi baseado na pesquisa Religiosidade, Turismo e Cultura na região do Seridó do Rio Grande do Norte, de Maria Lúcia Bastos Alves, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e na História Oral da Festa de Sant’Ana em Caicó, que teve como pesquisadores os alunos de História da UFRN, no Campus de Caicó: Cristina Galvão Ribas, Eliene Roberto Limeira, Ezaú Macêdo de Medeiros, Janeeyre de Oliveira Dantas Almeida, Maria das Dores Medeiros, Maria Núncia da Silva e Wendell Carlos Evangelista Pontes.
A adaptação do texto foi feita por mim e Suerda Medeiros, diretora da Rádio Caicó AM, e a locução contou com apresentação de Suerda Medeiros, F. Gomes, Lucineide Medeiros e Marcos Dantas.
A Festa de Sant'Ana já começou na Rádio Caicó AM. Desde o dia 1° de julho que a programação tem realizado entrevistas com o ex-bispo de Caicó Dom Heitor de Araújo Sales; com o pároco de Sant´Ana, Padre Edson Medeiros de Araújo, com pessoas que fazem a festa, numa inteira doação a Sant'Ana.
A Festa de Sant'Ana traz choro e alegria de emoção aos olhos e ao coração de todos nós. Tudo tem alicerce na fé: o branco das roupas na procissão, os pés descalços, o espaço apertado ao lado do andor, as mãos que contentam-se em tocar Sant'Ana por um segundo, o terço que encobre as mãos, o lenço que acena para a imagem...
O povo de Caicó é neto de Sant'Ana e está de braços abertos para receber todos aqueles que querem sentir e compartilhar desta emoção, deste amor e devoção à Sant'Ana.
É julho, é tempo de Festa de Sant'Ana, tempo de graça.


Anna Jailma - jornalista e blogueira, guiada por Sant'Ana!
Fotos - equipe da Rádio Caicó AM

Nenhum comentário: