quinta-feira, 2 de julho de 2009

Revendo o São João em São João: Festa do Agricultor

Neste ano participei dos festejos de São João Batista muito mais como ‘sabugiense ausente’ do que presente. Como estou residindo e trabalhando em Caicó, participei ‘ao vivo’ somente no dia 20 e 21 de junho.
Para registrar fotografias dos eventos ocorridos na cidade contei com a gentileza de sabugienses que registraram estes momentos e gentilmente me cederam, através do Orkut, suas fotografias.
Lamentei não ter participado da Festa do Agricultor, que pelo que analisei, foi o maior evento de identidade cultural sertaneja promovido neste ano, além é claro, das celebrações religiosas.
A Festa do Agricultor foi encantadora, com participação, engajamento de todos, alegria nos quatro cantos da cidade, criatividade em cada participante.
Nas fotos de Dercílio Morais, pude constatar a criatividade de Dulce de Silvestre com a trouxa de roupa na cabeça, remetendo as lavadeiras e a de um menino com a ‘carroça de bode’ mostrando como é gostoso o São João em São João, como é bom presenciar o ‘diferente’ que surge nos nossos festejos, mostrando a espontaneidade, a criatividade sertaneja e a sabedoria popular do nosso povo.
A Cavalgada que integrou a Festa do Agricultor foi a primeira que aconteceu e pelo que constatei, também através das fotografias, foi maravilhoso, com o som do berrante pelas ruas e cavaleiros levando a fé em São João Batista, através de faixas e entusiasmo.
Parabéns aos organizadores, aos agricultores, à todos que se integraram.

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Aninha Medeiros e Dercílio Morais

Nenhum comentário: