segunda-feira, 6 de julho de 2009

São Pedro da Família Medeiros













































Todos os anos acontece o São Pedro da Família Medeiros, na residência de D. Dalvaci Poroca, em Caicó. A data é festejada com a presença da família e dos amigos de Dodora Medeiros, que aniversaria no dia de São Pedro.
Dodora é conhecedora e amante incondicional da cultura sertaneja. Na direção da Casa de Cultura de Caicó ela e a equipe daquele celeiro cultural, resgatam brincadeiras populares, gastronomia regional, literatura de cordel e forró pé-de-serra, além de outros trabalhos desenvolvidos por lá com pessoas de todas as idades, desde a criança até o idoso. Por ter esta intimidade cultural com o sertão, o aniversário de Dodora não poderia ser diferente: uma autêntica festa cultural.
Na noite do dia 28, véspera de São Pedro, o Trio Paletozinhos do Forró esteve presente com o mais autêntico forró pé-de-serra; a ornamentação trouxe bandeirinhas coloridas e na mesa, a comida típica do sertão era servida em panelas de barro.
Os convidados usaram da criatividade e usaram roupas típicas da época junina, inclusive, a aniversariante foi a legítima representante de Maria Bonita, usando inclusive o tradicional chapéu da primeira-dama do cangaço.
Junto a galinha caipira torrada, a batata doce, o arroz de leite, o xerém, as saladas coloridas, o camarão, a farofa tradicional e o churrasco quentinho feito na hora... E houve, é claro, um gostoso bolo de chocolate.
A quadrilha não poderia faltar e não faltou. Foi animada e descontraída. E complementando, a aniversariante ainda ensinou os passos do xaxado para os convidados.
O melhor e mais gostoso São Pedro é o da família Medeiros.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Anna Jailma e Custódio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite, Meu nome é Manoel Medeiros de Sena, meus pais sao da região de Caicó-RN, gostaria de ter mais informação sobre a familia Medeiros ai no Rio grande do Norte, como surgiu, quem foi o patriarca desta familia etc.
meu endereço é mmedeirossena@bol.com.br
um abraço, e fico no aguardo de mais informações.

Marcelo e Zuleide disse...

Boa Tarde, meu nome é Zuleide Medeiros Roriz Barbo, meus avós vieram de Caió para Ribierão Preto, Antônio de Medeiros e Francisca Alves de Medeiros, meu Pai Adenilson ALves de Medeiros. Tenho um primo que foi Vereador o nome dele é Chagas, e gostaria de mais informações sobre o grau de parentesco.

Abraços

Anônimo disse...

Bom dia, eu sou Julio Medeiros, descendente da familia paulino medeiros, tenho 8 tios que só conheço por nome pq minha mãe fala são eles:
Elois paulino de medeiros. João batista de Medeiros, Martim paulino de Medeiros, Francisco Paulino de Medeiros, Manoel Paulino de Medeiros(nezinho), Sebastiana Paulino de Medeiros e Jorge Paulino de Medeiros, meus avós são José Paulino de Medeiros e Inacia Maria da Conceição, e tem mais um irmão por parte de pai Azelino Medeiros, se alguem conhecer alguem dessa familia entre encontato pois minha mãe gostaria muito de reencontrar seus irmãos. julioveras10@hotmail.com