segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O CÉU É LOGO ALI: GARGALHEIRAS, ACARI!

Folha, frutas, um mar d'água doce e eu...

Samba de raiz, é com o grupo S de Samba!

Cláudia Silva, Lucineide Medeiros, Alcilene Dias, Maria José, e eu...bancando pose.

A dupla mais amada da Rádio Caicó: Suerda Medeiros e Juca Bala

Diante de Gargalheiras: Alcilene, Maria José, Lucineide, Cláudia e Sidney Silva, e eu.
Nos últimos dias o blog À Flor da Terra estava atualizando fotos e fatos da Festa de Sant’Ana deste ano e por isso, não comentei sobre um passeio espetacular que fiz a Gargalheiras, em Acari, aqui no Seridó.
Não sei a origem do nome Gargalheiras, mas não vai me surpreender se tiver alguma ligação com gargalhada. O lugar é paradisíaco e estando por lá, o dom da alegria e do sorriso é constante.
A equipe da Rádio Caicó AM passou um fim de semana mágico em Gargalheiras.
No segundo final de semana de agosto, logo após os festejos de Sant’Ana viajamos para uma casa aconchegante, com alpendre e muitas redes coloridas, uma churrasqueira com a famosa carne-de-sol do Seridó, o grupo S de Samba, que é a nova revelação da música na região, e muita gente de bem com a vida.
Acari é especial, não só pelas casas que conservam uma arquitetura antiga e bem conservada, ou ainda pela hospitalidade do povo, mas também pelo título invejável que ostenta, de cidade mais limpa do Brasil. A cidade estava vivendo a festa da padroeira, Nossa Senhora da Guia, e entrei na cidade curiosa, olhando para os quatro cantos e pude constatar que não há um palito, um papel, um copo descartável, nada no chão de Acari. Um exemplo não só de limpeza, mas de educação, consciência coletiva, cidadania, compromisso com o bem-comum.
Passando por capela histórica, seguindo pela vila dos pescadores, cheguei ao lugar paradisíaco. Uma chuva fina caía na grama – onde me joguei minutos depois – e a água de Gargalheiras brincando de ir e vir, na areia ( não há lama, só areia), complementava toda uma paisagem com serras e mangueiras, que praticamente jogavam mangas na água.
A casa que ficamos fica à beira d’água e calor passa longe dali. O clima é de brisa, de aconchego mesmo. Uma delícia! Pude constatar que um pedaço do céu na terra, está aqui no Seridó, em Gargalheiras de Acari.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Anna Jailma

Nenhum comentário: