quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Palavra de Presidente

Foto - Ricardo Stuckert: Lula em Ipanguaçu RN, na tarde de hoje


Presidente Lula foi entrevistado hoje por jornalistas do Rio Grande do Norte, inclusive, por Suerda Medeiros, da Rádio Caicó AM.
Durante entrevista à Suerda Medeiros o presidente relembrou a ida de Pernambuco para São Paulo, em pau-de-arara, em estrada de barro, bem como a dificuldade de sua família, que não tinha condições nem mesmo para fazer refeições nos locais que o caminhão parava.
O presidente também comentou sobre o filme “Lula, o filho do Brasil”, que será lançado contando sua história de vida e destacou que seu paladar continua fiel a comida sertaneja, inclusive, tem entre os pratos preferidos a feijoada e a carne de sol.
Lula também disse na entrevista a Suerda que o perfil de seu sucessor ou sucessora é de alguém que tenha compromisso com o projeto que é desenvolvido hoje. O presidente destacou que alguns políticos, com interesse de valorizar mais o próprio "carimbo", embaralha tudo que encontra do governo anterior e não dar seguimento aos projetos anteriores, começando do zero; o que sem dúvida, prejudica o crescimento dos trabalhos já iniciados e o bem-comum.
Sobre a saída da senadora Marina Silva do PT, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula, e saiu do Partido depois de 30 anos, o presidente disse que não vê "crise no PT" e acha "normal" a saída da senadora.
Ele também elogiou a ex-ministra do Meio Ambiente e disse que a relação que tem com ela não vai mudar em absolutamente nada; até porque a conhece há 30 anos e não, 30 dias.
O presidente chegou a Ipanguaçu, que fica a 214 km de Natal, de helicóptero, por volta das 12h50, e discursou num palanque montado dentro da estrutura do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN.
O presidente frisou que revolucionou a educação do país, quase dobrando o número de vagas oferecidas pelas universidades, destacando que antes de assumir a presidência, 123 mil estudantes ingressavam no ensino superior a cada ano; e agora são 227 mil.
Ele também destacou, os projetos de construção de uma universidade latino-americana e outra afro-brasileira, esta última no Ceará, região Nordeste.
Até o final do mandato, segundo Lula, 214 novas escolas técnicas vão estar prontas, número que, antes de 2002, era de 104. Falando a prefeitos do Rio Grande do Norte, o presidente ressaltou que o IFRN está mudando a cara do interior, com qualificação e investimentos, o que vai gerar desenvolvimento para as comunidades.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

3 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que não simpatizo com a Dilma. Se a Marina for candidata voto nela. Mas o Lula, é o cara, como disse Obama.
Um homem com a trajetória de Lula, é simplesmente eterno, pela história, pela pessoa, pela lição para todos nós.
No coração de Lula cabe o Brasil inteiro, sendo que o Nordeste, a região de vocês tem um espaço maior no coração do Presidente. E eu como brasileira, que sou do Sul mas conheço o Nordeste, sei que ele tem suas razões, porque é preciso promover a igualdade dos direitos nesse país. Chegou a hora de investir no Nordeste e o presidente faz isso muito bem.
Nunca tinha comentado no seu blog. Não sou chegada a orkut ou MSN mas sou uma curiosa por blogs, embora prefira não deixar meus recados. Mas hoje não resisti. Falou do meu presidente, eu tinha que comentar.
Sou gaúcha, mas tenho avós nordestinos, e amo o Brasil todo.
Parabéns pelo blog.

Anita Louch Andrade, Novo Hamburgo RS

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Cara Anita,
Fiquei muito feliz em contar com sua visita e seu recado por aqui.
Lula é um brasileiro de corpo e alma. Ele não desiste nunca.
Nunca desistiu e valeu a pena porque como diz o poeta Fernando Pessoa "tudo vale a pena se a alma não é pequena" e a alma de Lula é grande.
Estou ansiosa para assistir o filme que conta a história do presidente. Como você bem disse, a trajetória de Lula é uma lição para todos nós.
Volte sempre e comente sempre também.
Abraço potiguar para você e todo povo gaúcho.

Kenia Mello disse...

Oi, Anna!
Obrigada pela visita e por ter adicionado o Leite de Cobra, seja muito bem-vinda!
Vou ler o seu À Flor da Pele também.
Beijos.