terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pausa para falar em MOSSORÓ!

Literatura de Cordel na Feira do Livro de Mossoró...
porque é fundamental!

Feira do Livro de Mossoró: encanto para todas as idades


Gabriel "O Pensador" esteve no evento, no ano passado...

A curiosidade do bem buscando conhecimento...

Ainda estou blogando os fatos e fatos da Festa de Sant'Ana, mas estou fazendo uma pausa para falar em Mossoró, a cidade da resistência a Lampião, a pioneira na libertação dos escravos; porque libertou os negros mesmo antes da Lei Áurea, inclusive, sendo uma espécie de terra prometida, para onde os negros fugiam buscando a sonhada liberdade.
Foi em Mossoró que cursei minha "segunda faculdade", porque foi lá que trabalhei pela primeira vez como jornalista. Eu havia concluído Jornalismo na UEPB da doce Campina Grande, na Paraíba ( ...sim! Campina Grande é doce!) e meses depois me vi em Mossoró, trabalhando no jornal impresso O Mossoroense; que existe desde 17 de outubro de 1872, construindo mais de um século de história.
Mossoró me encantou principalmente pela valorização que os mossoroenses dão à tudo que envolve cultura, inclusive, a leitura.
Hoje, navegando na net, encontrei informações sobre a Feira do Livro de Mossoró, que iniciou nesta terça-feira, às 19h. O evento acontece na Estação Eliseu Ventania, onde muitas vezes estive para entrevistar artistas do teatro e de outros âmbitos artísticos.
A Feira do Livro acontece em Mossoró desde 2005, e todos os anos traz grandes nomes da literatura para debates, sendo referência quando trata-se de eventos literários.
Neste ano o evento segue até domingo e vai receber o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, além do grande Ariano Suassuna, dramaturgo, escritor, autor de O Auto da Compadecida, além de outras obras. Ariano é acima de tudo, um defensor árduo da cultura nordestina. Nem preciso dizer: sou fã de Ariano Suassuna ( e quem, em sã consciência, não é?).
Também vai marcar presença na Feira do Livro, o jornalista Rodrigo Levino, além de escritores natalenses e mossoroenses.
A programação inclui oficinas, apresentações teatrais e musicais, além de saraus poéticos e exibições. Um grandioso evento, como tudo que se faz em Mossoró.
É esperado um público de 35 mil pessoas na estrutura montada para receber o evento na cidade. A programação completa está no site específico para a Feira do Livro, que é o http://www.feiradolivrodemossoro.com/ e aproveito para indicar que visitem o site. É maravilhoso e mostra a grandeza do evento, com crianças de olhar curioso ( a curiosidade do bem) buscando os livros; com jovens encantados diante da diversidade de obras literárias; com platéias encantadas com os palestrantes.
E para completar meu encantamento ao conhecer o site e passear virtualmente pelo evento, encontrei minha amiga jornalista Izaíra Thalita, lançando um livro no evento.
Iza é nora de Francisca Medeiros ou "Chiquinha de Lília", como é conhecida em São João do Sabugi. Foi na casa de D. Chiquinha de Lília, - que eu chamo de Mãe Chiquinha - que morei enquanto residia em Mossoró e os filhos dela são meus "irmãos loiros". Então, fiquei imensamente feliz ao observar no site, Izaíra Thalita autografando seu livro "Um Olhar sobre o idoso", na Feira do Livro do ano passado.
De repente até me veio uma idéia ( de veneta...) na cabeça: seria interessante que o grupo de terceira idade de São João do Sabugi promovesse uma visita de Izaíra à nossa terra, onde ela pudesse falar do conhecimento sobre o mundo da terceira idade e também lançar seu livro.
"Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé"...Se não podemos ir a Feira do Livro de Mossoró, pelo menos um pouco da Feira do Livro poderia vir a nossa São João...
E finalizando, parabéns a todos que fazem Mossoró. Do tempo que permaneci por lá, Mossoró ficou na lembrança como um celeiro de cultura, onde construí grandes amizades.
Anna Jailma - jornalista e blogueira, que adorou conhecer Mossoró e seu povo!
Fotos: Feira do Livro de 2008 - http://www.feiradolivrodemossoró.com/

4 comentários:

Izaíra Thalita disse...

Anna fico muito grata pelos elogios e de cara, me coloco a disposição pra levar o livro a São João do Sabugí.
O livro retrata uma pesquisa feita com os idosos de Mossoró e outra do Brasil, mas percebe-se que é uma realidade só, comum a todas as cidades, com os mesmos problemas e dificuldades.
Tenho certeza que o livro pode servir de reflexão e de guia de consulta para quem é idoso ou pretende conhecer melhor essa etapa da vida.
Fico grata pelo apoio. Marquemos, então a nossa ída, com muito prazer!!!
Beijos, muita saúde e paz para vc e todos os sabugienses.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Iza
Muito obrigada pela presença no blog e por já se colocar a disposição de uma visita a São João do Sabugi.
Grande abraço e sucesso sempre! E para Mossoró, aquele abraço!

Marcilio Medeiros disse...

Jailma,
a Feira do Livro de Mossoró vem se firmando como um importante evento literário fora das capitais.
espero que prossiga assim.
abs

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Marcíliooooo sua visita é sempre motivo de alegria pra mim!
Mossoró realmente vem fazendo crescer seus eventos, inclusive a Feira do Livro.