quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Laços de Família

"Se não há frutos...

...valeu a beleza das flores...

Se não há flores, valeu a sombra das folhas...


...E se nem folhas há, valeu a intenção das sementes"
[Henfil]



Será neste sábado e domingo, o I Encontro Norte-Rio-Grandense de Genealogia, reunindo estudiosos e demais pessoas que se interessam em conhecer e debater sobre a origem das famílias do Rio Grande do Norte, em especial do Seridó.
O Encontro acontece no Centro Administrativo de Caicó e promete aprofundar conhecimentos sobre a frondosa e próspera árvore genealógica que circunda as famílias potiguares; inclusive, debatendo fatos históricos que tiveram fortes influências das relações em família.
O evento começa às 8h no Salão de Eventos do Centro Administrativo, iniciando com apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense. Na programação consta palestras, debates, e lançamentos de livros.
Entre os palestrantes está um sabugiense, Dr. Antônio Luiz de Medeiros. Ele vai ministrar palestra no sábado, às 14h, com o tema "Genealogia Seridoense e Família Medeiros. Já o serranegrense Pery Lamartine, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, vai ministrar palestra no domingo, às 11h30, com o tema "Famílias Serranegrenses".
Além destes estão entre os ministrantes de diversos temas: Dr. Sinval Costa, Francisco Augusto de Araújo Lima, Jaécio de Oliveira Carlos, Ormuz Barbalho Simonetti, Anderson Tavares, Joaquim José de Medeiros Neto, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, João Felipe Trindade, e Dr. João Bosco Fernandes.
P.S Lembrei de meus avós - José Romão e Zulmira Lucena - que adoravam conversar sobre "parentesco" entre as famílias. As vezes até teimavam, discordando entre si, e Nilce, minha tia, corria até a casa de alguém para descobrir qual dos dois estava com a razão; para acabar com a teima dos dois. [risos]
O grande Henfil disse que "Se não há frutos valeu a beleza das flores. Se não há flores, valeu a sombra das folhas e se nem folhas há, valeu a intenção das sementes". É justamente sobre as sementes da árvore genealógica do Seridó, que este evento vai falar. Vão estar no Encontro de Genealogia os frutos que se interessam em saber de qual semente vieram.
Anna Jailma - jornalista e blogueira.
Programação:

Sábado, dia 26
7h30 - Apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense
8h - Coffee Break
8h30 - Composição da Mesa e Abertura Oficial do Encontro
9h - Homenagens aos Genealogistas Seridoenses IN-MEMORIAM.
9h30 - Palestra - Tema: Famílias Seridoenses – com Dr. Sinval Costa
10h40 Palestra - Tema: Famílias Cearenses com liame potiguar – com Francisco Augusto de Araújo Lima
11h40 - Debates
12h- Almoço no Clube Pingo Dágua
14h- Palestra - Tema: Genealogia Seridoense e Família Medeiros – com Joaquim José de Medeiros Neto e o Dr. Antonio Luiz de Medeiros.
14h30 - Debates
15h- Coffee Break
16h - Comunicação da Fundação do Instituto Norte-rio-grandense de Genealogia -INRG e apresentação das famílias Albuquerque Maranhão e Tavares de Lira – com Ormuz Barbalho Simonetti e Anderson Tavares.
17h - Palestra - Tema: Família Carlos do Rio Grande do Norte – com Jaécio de Oliveira Carlos
20h - Lançamentos de Livros

Domingo, dia 27

8h - Palestra - Tema: Nobiliarquia Mamanguapense – com Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque
9h - Famílias Norte-rio-grandenses – com João Felipe Trindade
10h - Coffee Break
10h30 - Palestra - Tema: Família Fernandes – com Dr. João Bosco Fernandes
11h30 - Palestra - Tema: Famílias Serranegrenses – com Pery Lamartine
12h - Almoço no Clube Pingo Dágua.

Realização: Prefeitura Municipal de Caicó
Outras informações: No telefone (84) 9946-6700 de Arysson Soares ou no email aryssonsoares@hotmail.com.

Nenhum comentário: