terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mulher & Literatura

"Sou todos os poetas que li" - Diva Cunha

"...um pacto com aquilo que voa..." Maria Tereza Horta

Enquanto a potiguar e poetisa Diva Cunha diz “sou todos os poetas que li”, afirmando ao mesmo tempo que também não é nenhum deles, a portuguesa Maria Tereza Horta revela que mulher é algo assim como “um pacto com aquilo que voa”. As duas são mulheres, que atuam como jornalistas, poetisas, ensaístas e ficcionistas.
As duas vão compor as honras do 13° Seminário Nacional Mulher e Literatura, assim como também do 4° Seminário Internacional Mulher e Literatura, que são realizados nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Natal Mar Hotel , em Ponta Negra.
A homenagem às duas escritoras será o ponto alto do primeiro dia do evento. No dia seguinte, a natalense Diva Cunha irá lançar seu quinto livro de poesia, intitulado Resina.
Entre as temáticas que vão abrir debates estão a luta, a dor, as cicatrizes, trajetórias e encontros entre a literatura e o ser e fazer feminino.
Os eventos são promovidos pela Universidade Potiguar – UnP, em parceria com a UFRN, UERN, IFRN e IFESP.
Vale destacar que logo no release do evento, existe a advertência de que existe literatura de mulher, mas não se deve confundir com literatura “água com açúcar”,“alheamento” ou qualquer coisa que sugira que a mulher não é capaz de inscrever e escrever com sua alma, sua criatividade e sua própria identidade uma literatura que se legitima e transcende questões de gênero.
Conferencistas de renome internacional e grupos de comunicação, minicursos, mesas-redondas e debates compõem a rica programação que na sua versão nacional, acontece em Natal pela segunda vez.
A primeira vez que o evento ocorreu foi há 16 anos, com a presença da escritora Raquel de Queiroz.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Com informações da Assessoria de Imprensa/Anna Karla Fontes

Nenhum comentário: