quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"...É muito jovem minha oração..."

Religiosa presente na Semana Missionária e Pe. Janilson:
renovação do batismo no Rio Sabugi
Religiosas que integraram a Semana Missionária Jovem

Jovens de todas as idades, reunidos em oração,
em um dos cruzeiros de São João do Sabugi

"...O povo de Deus no deserto andava..."

Missão: Juventude levando paz e bem pelas ruas de São João do Sabugi

IX Embalo Jovem no Clube Municipal: louvor e oração

Há poucos dias houve a Semana Missionária Jovem em São João do Sabugi. O encerramento ocorreu no último fim de semana, com realização do IX Embalo Jovem, que contou com participação de jovens de outras cidades do Seridó.
Antes, durante a semana, os jovens visitaram escolas, houve celebrações nos cruzeiros da cidade, nas capelas e na Igreja Matriz. Também as margens do Rio Sabugi, houve renovação do batismo, numa referência ao batismo de Cristo no Rio Jordão.
Não é fácil manter um grupo de jovens nos dias atuais. Se antes havia outros caminhos que os arrancava da prática da fé, hoje há muito mais. E em São João do Sabugi, assim como em outras cidades do nosso Seridó, também já chegaram as drogas, as bebedeiras, a prostituição de menores, os 'chamados ilusórios', as fugas, a falta de sentido, a rebeldia "sem causa".
Manter um grupo de jovens com reuniões semanais, conduzindo estes jovens para a participação nas celebrações religiosas, plantando neles a semente da convivência com Cristo, vencendo as dificuldades do mundo desordenado que vivemos é o grande desafio.
E são tantas as críticas que surgem...São tão poucos os que se aproximam para colaborar de alguma forma. Mas o grupo persiste e aos poucos, vem se fazendo presente na comunidade, conquistando seu espaço e fazendo acontecer, seja através do teatro, da participação na liturgia da Missa, no debate nas reuniões ou na realização de eventos como a Semana Missionária.
À Cleane, ao Pároco Janilson Alves, e a todos que colaboram com a permanência deste grupo, meus parabéns e meu muito obrigada.
Nos anos 90 fiz parte do Jovens Unidos Para Amar Cristo - JUPAC e é muito bom presenciar a renovação do grupo, a continuidade de uma semente que foi plantada há décadas.
Quem ama São João deve valorizar trabalhos assim, que trazem paz e bem para a comunidade. Criar polêmicas, criticar, fazer conflitos, isso é fácil. Plantar e colher paz e bem, são outros quinhentos...
Fica aqui o registro de algumas fotografias que consegui com Cleane Medeiros, coordenadora do Grupo de Jovens de São João do Sabugi.


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Grupo Jovem de São João do Sabugi

2 comentários:

Anônimo disse...

Pela busca da harmonia
vou vivendo os dias meus,
na certeza de que um dia
terei de dizer "adeus".

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Maravilhoso poeta. Só faltou sua identificação, para conhecermos o autor ou autora do "caçador de harmonia".
Grande abraço.