quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Galopante - Geraldo Anízio

Galopante
Ouvi o canto da nambu ecoar na terra
Taquari no pé da serra nasce como gente nu.
Soltei meu verso no galope dessa rima
Pra subir de serra acima
E descansar no mulungu.
De cima da serra avistei minha cidade
Cheia de felicidade como a flor do matury.
Saí correndo pela chã da ribanceira
Pra ver se dessa carreira eu visitava o Sabugi.
Bebi na literatura na fonte da travessia
Tomei sangue de poeta pra regar minha poesia.
Afinei minha viola pelo canto do sabiá
Pra poder assim cantar tudo que aprendi aqui
Ó mãe eu vou pra lá,
Ó mãe me deixa ir,
Ó mãe eu vou morar em São João do Sabugi.
Ó mãe, oh! Que saudade, daqui eu tenho dó.
Ó mãe eu volto logo pro sertão de Caicó.
Ouvi cantar a seriema no serrado da caatinga
Bebi água da cacimba onde canta a juriti.
Saí por dentro sem perder de tino a veia
Andei mais de légua e meia pra chegar no Sabugi.
Asa branca cantou no ramo da catingueira
Choveu lá na cabeceira, trovejou do lado sul.
Ouvi o ronco do trovão preparou-se a natureza
Foi um sinal de beleza da flor do mandacaru.
Bem-te-vi cantou alegre quando me viu na estrada
Já bem perto da chegada jaçanã cantou também.
Fui recebido entre cantos e sonatas
Nos juremás dessas matas da terra que eu quero bem.
Sabiá na oiticica não cantou fora de hora
Eu puxei minha viola no refrão eu respondi.
Estou chegando eu sou filho dessa terra
Que fica no pé da serra de São João do Sabugi.

* Galopante é composição de Geraldo Anízio, que reside em Roraima.

Logo abaixo está o vídeo em homenagem a São João do Sabugi com a música Galopante - Letra de Geraldo Anízio e música de Ozi dos Palmares.
Bem-vindos à viagem pela terra sabugiense.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

3 comentários:

Dalva Candido disse...

Anna Jailma... adorei a letra e a musica. Uma obra prima, fiquei até emocionada e nem sou "sabugiense da gema", mas sou sabugiense de coração e por opção... Abraços e Parabéns a Geraldo Anisio.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Dalva,
A música é linda mesmo. Tomara que um dia os sabugienses possam assistir algum artista da terra cantando essa música em praça pública. E Geraldo Anízio vem em janeiro. Quem sabe em pleno verão teremos um show da terra para os filhos da terra?!

Anônimo disse...

Quando Sistema Único de Saúde foi criado, foi também criados os Conselhos Municipais de Saúde. Os criadores do SUS entendiam que o SUS só poderia ter êxito, se tivesse o auxílio da Sociedade Civil e para isso, foram criados os conselhos Municipais de Saúde. Não há como o Ministério da Saúde fiscalizar o dinheiro que vai para saúde em mais de 5 mil municípios brasileiros. Fiscalizar o uso dos recursos da saúde que vem para os municípios, é a finalidade primordial dos Conselhos Municipais de Saúde. Portanto, naqueles municípios em que o Conselho, é manobrado pelos gestores públicos, ou naqueles municípios em que o Conselho nem se quer se reúne, torna-se um verdadeiro “prato cheio” para aqueles políticos que fazem dos recursos da saúde um meio de se garantir no Poder, pois eles usam os recursos da saúde como bem entendem, pois nesses municípios onde isso acontece, a Sociedade Civil não está nem aí para as questões sociais desses municípios. E com isso a qualidade da saúde torna-se precária.