quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SBT Repórter Seridó - Você viu?

Vaqueiros foram destaque na reportagem sobre o Seridó

Foto Cristina Masson - Castelo em Sítio Novo teve espaço e os castelos do Seridó - o de Bivar e o Engady - foram esquecidos...

Assisti ontem o SBT Repórter sobre o Seridó. Foi significativo, visto que mostrou um pouco do trabalho do vaqueiro, a Feirinha de Sant'Ana, com muita festa e riqueza na gastronomia - riqueza esta que é raro mostrarem em programas de televisão do Sudeste do país - um povo alegre que toca viola, sanfona e zabumba, e principalmente pelo enfoque na história de D. Gertrudes que fez do leite e do queijo uma mina de ouro, uma verdadeira botija achada no quintal de casa; através da produção do queijo de coalho e de manteiga, considerados um dos melhores do Nordeste.
Também foi destacado o renomado violeiro Chico Mota, que mostrou no repente a arte e a cultura sertaneja.
Em Carnaúba dos Dantas foi enfocado o Monte do Galo e a romaria de um povo pagador de promessas. Em Acari, o enfoque foi para uma senhora que faz remédio caseiro, o conhecido "lambedor".
Interessante o SBT Repórter. Mas poderia ter sido melhor. Deveria ter sido melhor.
Em Caicó destacaram a Feirinha, mas a Catedral e o Arco do Triunfo nem apareceram na tela. Em Acari apenas a senhora que faz remédio caseiro foi enfocada. Nem Gargalheiras - terceira maravilha do Estado - teve espaço, e as belas ruas de Acari, com casas de arquitetura antiga e ruas limpas que dão exemplo ao país, também não foram mostradas.
Já Carnaúba dos Dantas, conhecida pelos grandes nomes da música, não teve nem mesmo a sua filarmônica citada na matéria.
E os castelos construídos na caatinga, anunciados pelo programa? Apenas o castelo de Zé dos Montes foi visitado pela equipe do SBT e sabe onde fica? No topo da Serra de Tapuia, no município de Sítio Novo, que fica a 104 km de Natal, precisamente na microrregião Borborema Potiguar. O castelo é lindo, não resta dúvida, e a história é interessante, mas o programa não era sobre o Seridó??? E o Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas? E o Castelo de Engady, em Caicó? Nem foram citados.
Como eu já disse: Interessante o SBT Repórter. Mas poderia ter sido melhor. Deveria ter sido melhor.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

4 comentários:

Janaína Patrícia disse...

Também acho prima, se fóssemos nós faríamos muito melhor, concorda? kkkk
Falando sério!Deixou muito a desejar, onde ficaram as bordadeiras? E a Casa da Cultura de Caicó? A mina do Quixeré, a maior e mais rica mina de Shelita do Brasil? Essa região tem um pontêncial turistico incrível e nada disso apareceu!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Janaína e sua modéstia! Sempre bem-vindas ao blog.

Pedro Augusto www.seridopintadocompalavras.blogspot.com disse...

Decepcionante!!! Sinceramente, achei uma grande m... Pela expectativa que foi criada, eu imaginava um programa bem mais abrangente, mostrando a exuberância da beleza da nossa região.

Em vez de apresentar as variedades da nossa cultura e das belezas naturais, a reportagem (como as demais que retratam o Nordeste) se prendeu aos personagens grotescos, fazendo uma caricatura do Seridó. Refiro-me principalmente a cobertura da feirinha.

Acari teve um outro momento na reportagem, Jailma, que foi a pega de gado da Fazenda Pitombeira.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Pedro Augusto, obrigada pelo seu comentário.
Pelo visto vamos continuar na "espera" de uma reportagem completa que realmente corresponda as nossas expectativas.

Grande abraço.