segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Volta

Rosinaldo (camiseta roxa), com D. Dalvaci e primos, no reencontro em Caicó
Recentemente esteve em São João do Sabugi, Rosinaldo Medeiros, filho de Roque Salvino de Medeiros.
Como todo sabugiense, Rosinaldo tinha na lembrança as paisagens que marcam a terra sabugiense: a serra do Mulungu, o rio Sabugi, as recordações dos jogos de futebol no campo.
Ele saiu de São João em 1976, quando os familiares foram morar em Goiás, precisamente em Catalão e só agora voltou, à passeio. Encontrou uma São João do Sabugi diferente, com palmeiras em frente a Igreja Matriz, pracinhas em outros recantos da cidade, bairros novos nas proximidades do Cemitério; que antes era tão longe...
Os amigos já não são tão jovens, alguns grisalhos ou pelo menos “carecas” e em cada reencontro, o melhor de tudo: reviver hoje a infância que passou rápido e parece que foi ontem.
Entre as lembranças, Rosinaldo disse que não saía da mente a imagem da Serra do Mulungu e como se falasse de uma pessoa muito querida ele destacou: “não via a hora de encontrar a serra”.
Só quem é sabugiense entende o sentido desta frase. A Serra do Mulungu é a primeira saudação de qualquer sabugiense que volta ao ‘aconchego’. Ainda na estrada, chegando em São João, avista-se a Serra do Mulungu, majestosa, como uma mãe que corre para fora de casa, ansiosa pelo abraço no filho.
É assim a Serra do Mulungu, a primeira que surge quando se chega a São João. É o primeiro abraço que o filho sente no retorno à terra sabugiense.
Na sua breve visita, Rosinaldo esteve em Caicó; com os primos, filhos de Bil Salvino. Na calçada, não faltou assunto mas faltou tempo. Logo ele voltou à Catalão, no dia 09 de outubro; mas saiu prometendo que nunca mais vai passar tanto tempo longe.
Que seja sempre bem-vindo. O povo sabugiense e a Serra do Mulungu, o aguardam.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - Anna Jailma

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá minha cara Ana Jailma.
Que alegria, ver nesta foto, grandes amigos meus de Caicó, como a dona Dalvaci, por exemplo. Quando saí de Caicó, dodora era ainda uma adolescente. Estou muito feliz por ela. Um abração ao meu grande Amigo Totó. Em julho de 2010 estarei em Caicó, para a Festa de Santana e quero rever todos esses amigos. Antes que esqueça: dê uma olhadinha no meu blog: http://www.jorgemoreira2.zip.net
Pude observar a ausência nesta foto de Urbanira, Apareceida e Mizael, por favor me mande notícias deles.
Um Grande abraço, Ana Jailma e parabéns pela linha do blog.
Saudações caicoenses de Jorge Moreira.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Jorge Moreira,seja sempre bem-vindo ao blog. Darei seu abraço e seu recado aos Medeiros.
Aparecida realmente não está na fotografia mas Urbanira e Misael estão. Vamos ver se consigo ajudá-lo a identificar: Urbanira é esta de camiseta branca e cabelos curtos. Misael é o que está de barba. Moram em Natal, Misael e Ubaldo. Urbano mora em Minas e os demais, moram aqui.
Um grande abraço. Irei visitar e linkar seu blog.