quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ozi dos Palmares - o pernambucano que cantou para São João do Sabugi



Muitas pessoas ficaram com a pergunta na ponta da língua, de quem seria o Ozi dos Palmares, que deu voz a letra da música Galopante, de Geraldo Anízio, em homenagem a São João do Sabugi.
Pois bem, Ozi é pernambucano da cidade de Palmares – daí o complemento original ao seu nome – e é filho de músico clarinetista da chamada Banda dos Ferroviários. Então desde criança ele teve interesse pela música. “ As influências que recebemos na infância e adolescência, provavelmente permanecem intrínsecas por toda a vida adulta” diz Ozi dos Palmares.
O cantor e compositor cresceu ouvindo a música cheia de cultura e arte que envolve Pernambuco. Os ouvidos e os olhos de Ozi logo se encantaram pelo maracatu, pelas cirandas, pelas músicas dos emboladores e repentistas de ruas e feiras livres, além de tantas outras manifestações populares.
Ele diz que foi “ nesse fervilhar de poesias, artes plásticas, teatro, música e manifestações folclóricas que aflorou, no então menino, um apelo a inteligência musical”
O músico Ozi começou a tocar em caixotes e latas improvisadas. O amor a terra e a originalidade, influenciada pelos diversos e ricos estilos conhecidos, fazem dele um compositor e um intérprete diferente, longe do comum, simplesmente ímpar; quando cria ou interpreta uma canção.
Na sua carreira, onde ele é reconhecido como grande artista por estudiosos da música, Ozi dos Palmares integrou projetos de música no SESC de Bauru e Piracicaba, no interior de São Paulo e na capital paulista; além de participar do Festival Record de MPB, no Olympia em São Paulo, que teve apresentação de Lucinha Lins e José Rodrix.


No Exterior ele é muito reconhecido principalmente em Portugal, onde teve a música “Açucena” classificada entre as 5 mais pedidas na Rádio Lumena de Açores.
Em Recife, Ozi já abriu show do grande Sivuca, contou com participação de Osvaldinho do Acordeon em lançamento do CD No Canto da Boca e foi convidado especial do músico Dominguinhos em show na “Sala de Reboco”, nos anos de 2005 e 2006.
Um dos registros marcantes de sua carreira foi a oportunidade de compor um samba em homenagem a Clara Nunes, em parceria com Christiano Stockler, que contou com arranjos de Wilson Simonal.
Ozi dos Palmares tem rica trajetória na música brasileira desde 1992, e hoje reside em São Paulo. Em contato que teve comigo via email disse na sua humildade – que é característica dos grandes artistas: “Gostei da letra de Geraldo Anízio e musiquei. Quem sabe um dia o prefeito de São João do Sabugi me chama para um show nesta cidade que quero um dia conhecer. Será uma grande alegria. Estou elaborando meu cd e esta música que homenageia São João do Sabugi vai integrar o CD”.
Quem quiser conhecer mais, acesse www.ozidospalmares.zip.net

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Garimpadas na net

Nenhum comentário: