terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Natal reciclado à mil mãos!

Presépio na Praça Frei Damião, em frente a Igreja Matriz - no anjo e em outros detalhes têm material reciclado
Na entrada da cidade, a saudação de um Papai Noel, com presentes e árvore, ecológicamente corretos

Árvore de garrafas de refrigerantes,
na Praça Antônio Quintino de Araújo


Fiquei sabendo através de conversas informais que em São João do Sabugi estava sendo feita uma campanha para arrecadar garrafas e latinhas de refrigerantes, além de CD's, para com esse material criarem uma ornamentação de Natal reciclada, literalmente transformada, com base na célebre frase de que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Logo de início quando soube da iniciativa, acreditei no sucesso da idéia; até porque conheço e reconheço a capacidade do povo sabugiense de criar, inventar, inovar e fazer bonito quando quer. Além disso, incentivar a reciclagem de materiais nos dias atuais é uma questão de necessidade, de compromisso com o meio ambiente - que grita pedindo 'socorro' faz tempo - e consequentemente, um compromisso conosco e com os que virão.
Hoje através de Rafael Fernandes, fui informada que foram arrecadadas mais de 10 mil garrafas de refrigerantes, 3 mil latinhas e 2 mil e 500 CD's.
A campanha foi desenvolvida por Maria Ilza Brito, Rafael Fernandes e equipe que trabalha junto a Prefeitura Municipal de São João do Sabugi. Escolas foram visitadas e a população foi convidada a integrar a campanha, através da doação do material que iria para o lixo, mas transformou-se em "luxo" para ornamentar o Natal da cidade.
Parabenizar uma ação de cidadania e compromisso com o meio ambiente como esta é uma questão de bom senso. Não sei de quem partiu a idéia, mas parabenizo a todos que participaram da campanha: aos que idealizaram, aos que coletaram o material, aos que compareceram de forma efetiva doando materiais e aos que recriaram, transformando o velho no novo.
Observar crianças das escolas doando garrafas nos convida a acreditar num mundo melhor, com menos poluição. Quem sabe no futuro as nossas crianças vão poder mergulhar no Rio Sabugi sem medo da poluição e seus males, como nós fizemos um dia. Pense nisso e se preciso, recicle suas idéias!

Feliz Natal!
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Fotos - cedidas por Rafael Fernandes

11 comentários:

Anônimo disse...

Como fiquei feliz ao abrir o seu blog... Confesso que me emocionei por cada frase escrita por vc. Realmente Ana Jailma vc é uma pessoa que entende e consegue manifestar isso. São João realmente deu um passo inovador e audacioso. Foi muito difícil na medida em que alguns críticos não entendiam o nosso projeto, mas hoje temos o reconhecimento.
Pensamos em fazer um Natal diferente e que pudéssemos mostrar para o "mundo" que estamos preocupados com o lixo, com a poluição dos rios...
Agradeço a vc que mais uma vez fez a diferença... Que mais uma vez mostrou que ama sua cidade. Não tenho palavras para agradecer a vc . Não tenho palavras para agradecer ao povo que ama essa Terra. Não tenho palavra para agradecer a cada criança que colaborou com essa campanha e não tenho palavras para agradecer a cada pessoa que transformou tudo isso em arte.
Enfim, gostaria de convidá-la para o dia 23 de Dezembro (dia da emancipação da nossa cidade), fazermos um grande evento de premiação e de agradecimentos a todos.
Na oportunidade estaremos entregando alguns prêmios as crianças e também certificado a todos que foram protagonista nesse projeto.
Agradeço muito... Saudações ecológicas!

Rafael Fernandes

João Quintino disse...

Jailma, o trabalho ficou muito interessante e bastante significativo, em face da urgência da causa ecológica. Vou te mandar uma imagens do Moda Versus Fome, para o caso de você querer divulgá-las. Estamos com novo endereço, pois o blog da UOL esgota com facilidade o espaço disponível. Grato pela atenção. Abraço!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Rafael, agradeço suas palavras. Amar as raízes, o nosso Seridó, a cidade que nos viu crescer, remete a um compromisso muito maior do que pode imaginar "a vã filosofia".
Amar a terra de forma incondicional nos faz aplaudir ações como esta, e criticar de forma construtiva ações ou reações que não contribuem com o bem de todos, o bem-comum. O amor a terra não permite radicalismo político partidário.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

JQ
Aguardo as fotos do Moda Versus Fome que também é um evento de pura ação de cidadania.
Andei clicando no novo endereço que você deixou no blog mas não consegui acesso. Por que você não faz no blogspot? O limite para fotos é maior. Tive este mesmo problema no Uol.

Abraço!

disse...

Adorei o lance da reciclagem... como diria um velho amigo meu "natal ecologicamente correto..." Pois, a verdade é que SANJA esta na vanguarda ecológica e, isso é muito bom!

Abs.

Regina Maria

Anônimo disse...

parabéns a esse povo maravilhoso de são joão. aaaamei as decorações. lindas!!!! é bom saber e mostrar q do lixo pode-se sair tudo. vou a são joaõ antes do fim de ano pra prstigiar esse espetáculo em artes plásticas.
Dodora Medeiros

João Quintino disse...

Jailma, não é possível abrir clicando no endereço deixado na mensagem. Ou você clica no link Sabugilândia 2 ou põe o novo endereço na barra de endereços. Há matéria com o roubo das bolas da árvore de Natal de Zé Romão, que protagonizei. Quanto às fotos do Moda X Fome, creio que dá certo você pegar pelo orkut, não? Estamos gratos a vocês da Rádio caicó pelo apoio na produção da vinheta do Moda Versus Fome. Abraço!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Dodora também gostei muito da decoração reciclada e principalmente pelo trabalho ter conseguido engajar as crianças nas escolas. É uma semente plantada para o futuro.
Também vou a São João antes da virada do ano para prestigiar de perto e claro, fazer fotos no cenário.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Regina, estamos vivendo no mundo inteiro um momento de preocupação com o meio ambiente. Não é a toa que os países mais desenvolvidos do mundo já estão repensando suas ações em relação ao clima.
Também fiquei feliz em saber que São João está com esta consciência de reciclagem, da não agressão ao meio ambiente.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

João Quintino, estou de "carreira" para verificar o tão comentado roubo das "bolas" [risos].
Pego as fotos do Moda Versus Fome no orkut. Pode deixar!
A Rádio Caicó tem o compromisso de integrar projetos de relevância social. O Moda Versus Fome não poderia deixar de receber este apoio pela grandeza de seu propósito maior, que é levar o pão a quem tem fome.
Parabéns para vocês.

João Quintino disse...

Jailma, mandei fotos por e-mail e o detalhe é que são de Anchieta França. Abraço!