quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Encontro com a Serra do Mulungu

Recebi hoje o relato emocionante de Egydio Medeiros, residente em São Paulo, sobre um encontro dele e seus familiares com a Montanha Mulungu.
Egydio descreve a Serra do Mulungu priorizando o sentimento de fé que está interligado na montanha, através da presença do Cruzeiro e compara a serra sabugiense com uma rainha de vestido bordado de verde; rainha que ele chama de Rainha da Paz, por transmitir a cada encontro este sentimento de paz e harmonia.
À Egydio, meu muito obrigada por compartilhar sua emoção de sabugiense com o blog À Flor da Terra.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - Anchieta França




"A Serra do Mulungu está localizada no município de São João do Sabugi-RN. É o marco nº 1 da nossa cidade, todos a admiram e quem está longe a ama com fervor, pela sua mistificação e majestosa beleza.
Quando algum poeta da terra tenta descrevê-la, pensa sempre na sua forma do relevo, pensam no M que aparece em seus contornos. Eu vou tentar descrevê-la pelo aspecto da fé e sentimento religioso, pois no seu pico mais alto está colocado um cruzeiro que representa a cruz onde Jesus foi crucificado. Quantos sabugienses sobem à serra para fazer suas penitencias por graças recebidas...
Segundo o pesquisador Edgar Brito de Medeiros, quem colocou o 1º cruzeiro foi o saudoso, Virgílio Carlos de Medeiros, da Volta do Rio, no ano de 1926; acompanhado do padre Natanael Ergias de Medeiros e alguns músicos da Banda Prefeito Nelson de Farias, atualmente, Filarmônica Honório Maciel. Comprovando assim seu sentimento era de fundo religioso.
Eu a tenho como a figura de uma rainha, que caminha arrastando seu véu em direção da cidade.
Para quem a ver da cidade, parece um vestido branco bordado de verde, pelas marcas da vegetação nos tempos de inverno. É sem dúvida um verdadeiro encanto.
Quando subimos juntos, éramos seis irmãos e uma sobrinha. Edmundo, Edvaldo, Eudes, Eufrásio, Elisa, a sobrinha Juliana e eu, assistimos a um espetáculo misterioso: a sombra da serra cobrindo a cidade, como se fosse um manto protetor aos nossos queridos sabugienses e a cada minuto se abrindo como uma cortina imaginária, clareando e fazendo a cidade brilhar; numa verdadeira demonstração de carinho para nossa gente .
Temos isso documentado em fotos datadas de 22 de junho de 2005. É um verdadeiro espetáculo, pois, num piscar de olhos avista-se lá de cima quase todos os lugares onde passamos a nossa infância; cada um querendo identificar suas descobertas, as serras, as cidades, os sítios dos nossos entes queridos, os açudes, enfim, tudo parecia milagre, eram tantas emoções...Só estando lá para crer.
Por essas e outras razões eu queria denominá-la, Rainha da PAZ.
Não posso pensar a seu respeito apenas como um acidente geográfico, ou um ser inanimado, e sim como um esplendor da natureza, para nossos olhos."

Egidio Alves de Medeiros

São Paulo, SP

7 comentários:

SILVIO_MEDEIROS disse...

Jailma, sempre que vou a São João do Sabugi, de férias, fico admirado com a imponência e pujança da Serra do Mulungu. Não me canso de fotografá-la. Além disso, curto muito a vegetação da caatinga sabugiense.

De Hortolândia para S.J.S.

Abraços.

Veja algumas destas fotografias em http://www.flickr.com/photos/silviomedeiros/4304224621/

ou esta

http://www.flickr.com/photos/silviomedeiros/4304224699/

Mais fotos de São João do Sabugi em

http://www.flickr.com/photos/silviomedeiros/

ou em

http://www.panoramio.com/user/654791

Herberto Palmeira disse...

Egidio, vê-se que você buscou no fundo d'alma as palavras para descrever este epetáculo da natureza que é a serra do Mulungu. Sua narrativa espelha seu amor por este torrão e expõe as belas raizes de sua infancia/adolescencia nesta terrinha. Seu testemunho expressa todas as palavras que Edgar gostaria de ter dito. Parabéns, que Deus continue iluminando os caminhos de tua inspiração. Beto Palmeira

Anônimo disse...

ana jailma parabéns o seu blog foi a coisa mais linda que ja vi. vc transmite uma paz , vc é uma mulher abençoada por Deus;moro a 16 anos em são paulo mas adoro saber noticia do meu rio grande do norte, e principalmente de são joão do sabugi pois minha mãe è nascida nessa cidade ;e através do seu amor por são joão eu também aprendi amar.a serra do mulungu paresse um manto sagrado a cubri essa linda cidade. um abraço ceição medeiros

Anônimo disse...

ana jailma ; parabéns o seu blog é lindo, vc transmite informação com uma delicadesa com uma sabedoria que nos transmite paz.amo suas notícias sobre são joão do sabugi muito me alegra ;pois moro em em são paulo a 15 anos ,mas aprendi muito a amar essa cidade através da minha amada mãe que é nascida ai ;amo ela contar como era a vida dela ai .a serra do mulungu paresse mais ser um manto estendido sobre essa linda cidade. que Deus abençoi.um abraço ceição medeiros

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Ceição Medeiros, estou curiosa para saber quem é sua mãe. Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre. Obrigada pelo carinho e pelo sentimento que nutre pela nossa terra.

Abraços.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Sílvio Medeiros e Beto Palmeira, grata pela visita ao blog e pelos comentários que enriquecem o blog.

Abraço.

Francisco Assis de Brito disse...

Hoje, 23 de fevereiro nosso Virgílo Carlos estaria fazendo 126 anos, e para reforçar o apelo de fé, relembro que o cruzeiro foi posto em função de uma promessa feita quando de sua estada no Norte, durante o ciclo da borracha.
Francisco Assis de Brito.