quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vem aí a Troça do Ferreirinha...

Eu e Ferreirinha, nos 50 anos do Bar de Ferreirinha, em julho de 2009

O Bar de Ferreirinha tem como destino o sucesso. Por lá existe uma espécie de "Toque de Midas" - tudo que tocam vira ouro, brilha, é sucesso! E não poderia ser diferente porque o Bar do Ferreirinha reúne diferenciais; inclusive atrai até quem não bebe.
Para frequentar, um requisito é indispensável - ter um bom-papo e a mente aberta. Gente briguenta por lá não tem vez e nas rodas de bate-papo entra de boas piadas a política.
No ano passado o Bar do Ferreirinha completou 50 anos e a festa foi grandiosa, reunindo caicoenses e visitantes no dia 26 de julho - bem no dia de meu aniversário - com muita música, confraternização e claro, os famosos tira-gostos e bebidas do Bar do Ferreirinha. Mas a festa não parou por aí: depois veio o lançamento do blog Bar de Ferreirinha, que traz irreverência, inteligência e bom humor, numa salada de letras, charges, fotografias, músicas e muita história pra contar. Depois o bar transformou-se em livro com o lançamento do Albúm Bar de Ferreirinha, que reúne fotografias e histórias destes 50 anos de existência e agora no carnaval, o Bar de Ferreirinha vai às ruas com a Troça do Ferreirinha.
Na Troça do Ferreirinha os grandes frevos carnavalescos vão marcar presença e a troça promete reunir personagens das histórias que circundam o Bar do Ferreirinha, músicos da terra, eternos visitantes do bar, o próprio Ferreirinha - a estrela maior - e foliões de Caicó e do mundo inteiro.
Eu não sou "vidente" mas vejo para o "Bar de Ferreirinha" um tempo de crescimento constante. Posso até imaginar que em breve, o Bar já vai dispor de camisetas variadas, canecas, canetas, bonés, cumbucas e mais um monte de coisas devidamente personalizadas com charges das histórias do Bar de Ferreirinha. E quando os visitantes da Festa de Sant'Ana e do Carnaval chegarem a Caicó vão levar o Bar nas malas e mochilas, como lembrança para os amigos e familiares.
O Bar de Ferreirinha tem vínculo com a história de vida do povo caicoense. E um laço assim, não desata nunca; é como uma árvore frondosa que gera frutos, muitos frutos, por décadas e décadas...
Anna Jailma - jornalista e blogueira


O Bar de Ferreirinha em mil cores...




Música da Troça: O Bar do Ferreirinha
Letra e música: Djalma Mota


"O Salvador" é tradição
Presente na nossa memória...


Repete:


Na calçada da alegria
A boemia
Escreve o nome na história.

Simplicidade
Simpatia, acolhimento
Sempre o bom atendimento
E a grande satisfação...
Perseverança
Em manter a mesma linha
Faz do Bar do Ferreirinha
Um ponto de diversão.


Repete:


Jogar conversa fora
E tomar uma cervejinha
No Bar do Ferreirinha
A freqüência é popular...
Ouvir a boa prosa
E tomar uma cachacinha
O Bar do Ferreirinha
Tem história pra contar...

6 comentários:

Bar de Ferreirinha 50 anos, desde 1959 disse...

Obrigado amiga,seu texto é algo que nos enche de orgulho.Pituleira...Com sua licença já está lá no Bar.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Pitu obrigada pela consideração! Grande abraço pra você e a troça inteira.

Anônimo disse...

Oi Anna,

Dando uma “ispiada” no seu blog, vejo o seu carinho para com as coisas autênticas do nosso Seridó. O Bar de Ferreirinha é mais um ícone da história de Caicó. Aproveito para comentar sobre a música da Troça do Ferreirinha:

Depois de certa insistência, o “Pituleira” conseguiu me convencer para compor uma música que ressaltasse ou enaltecesse o Bar de Ferreirinha. Fiquei alheio, pois, como iria descrever uma história até antão, desconhecida por mim?

Fiz umas ligeiras pesquisas e, baseado em alguns depoimentos de freqüentadores, fui selecionando informações, para depois montar o enredo da composição. Inicialmente fiz a melodia, colocando a letra posteriormente, ficando pronta no último dia 11 de janeiro.
Espero que os amigos fiéis da “Calçada da Alegria” gostem da mensagem que imaginei.

Forte abraço!

Estarei à disposição.

Djalma Mota
Poeta/radialista.

Kartela Origami disse...

Adorei essa postagem, bem merecida!!!!
Um abração!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Djalma, a música foi muito bem bolada e não poderia ser diferente.Certamente vai estar na boca dos foliões no carnaval caicoense.

Grata pela visita ilustre ao blog,

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Casal Origami, sejam sempre bem-vindos no blog. Obrigada.