quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Coisa linda de Olinda...

Foto: Luísa Brito - Bonecos gigantes de Olinda: Precisa dizer quem são? Chacrinha, Jô Soares e Luciano Huck.
Em Olinda a indústria do carnaval funciona o ano inteiro. Uma prova disso é o sucesso dos bonecos gigantes. Cada vez mais os turistas encomendam bonecos de mais de 3 metros de altura com a própria imagem, pagando de 2 mil a 4 mil e 500 reais; dependendo do artista plástico que vai fazer o boneco e do grau de dificuldade de copiar o homenageado.
Além dos gigantes há também os mini bonecos, de 60 centímetros, mas custando 500 reais.
O prazo de entrega varia de 15 a 40 dias e as pessoas entregam fotografias aos artistas plásticos para a criação dos bonecos. Lembrei de Magão, lógico, e também de Glória Lima, que produz bonecos para aniversários e casamentos, em Caicó, a partir de fotografias. Tudo em biscuit e ela reproduz os mínimos detalhes da fisionomia e das roupas dos "homenageados"...Quem sabe um dia ela faz gigantes também...
Artistas plásticos de Olinda que fazem bonecos gigantes há mais de 10 anos dizem que políticos costumam fazer o pedido em ano eleitoral e além dos turistas, outros que encomendam são empresas que montam blocos para desfilar no carnaval.
E há também os que festejam o casamento com bonecos gigantes que retratam os noivos ou aniversariantes que desejam uma cópia de si para celebrar a data.
Tomara que essa indústria, que gera muito emprego e muita renda em Olinda, chegue a Caicó para permanecer o ano inteiro também...


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: