sexta-feira, 19 de março de 2010

Cultura de Caicó sofre desprezo da FJA

A Associação União do Sobrado, que há dois anos dá suporte à Casa de Cultura Popular de Caicó, foi selecionada em 2008 pelo Ministério da Cultura com o projeto “Sobrando Arte do Sobrado”, tornando-se um Ponto de Cultura, mas está sem receber os recursos federais para o referido projeto.
Os recursos deviam ter chegado em janeiro do ano passado e ainda não chegaram; mas outros Pontos Cultura do Estado já foram contemplados, como em Cruzeta, Janduís, Parelhas e Santa Cruz.
Mesmo sem a vinda do investimento a Casa de Cultura de Caicó realizou no ano passado seis oficinas do Projeto Sobrando Arte do Sobrado e mais de 150 pessoas foram beneficiadas e neste mês o projeto é retomado.
O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, esteve em Caicó e prometeu solucionar a liberação no início deste ano, além de também falar na esperada reforma da Casa de Cultura, mas nada ficou além da “promessa”.
“Não sei por que as coisas são tão difíceis para chegar aqui. Nunca o Governo Federal investiu tanto em cultura. E nunca sofremos tanto com a falta de atenção da Fundação José Augusto”, relatou o professor Alexandre Muniz, coordenador do projeto, que decidiu realizar as oficinas mesmo sem recursos.
É a cultura de Caicó sentindo-se desprezada pela Fundação José Augusto, no Castelo do Engady, no Centro Cultural Adjuto Dias e também na Casa de Cultura Popular. “Não despreza só a nossa Associação e a Casa de Cultura, mas a Fundação José Augusto despreza Caicó e os seus artistas. Soubemos que ainda há dívidas com os artistas do Auto de Sant’Ana; o Centro Cultural continua abandonado e o Castelo de Engady está caindo. A Fundação parece impotente. Nada além de promessas do Presidente”, criticou Diego Vale, presidente da Associação.
Anna Jailma - jornalista e blogueira

4 comentários:

Anônimo disse...

que coisa horrivel... os poderozos nunca olham para nossa cultura? como podemos ter pessoas cultas? mas sabemos do trabalho desenvolvido na casa da cultura de caico, que por sinal, excelente! parabens a esse povo que tem garra.
Ana Alice Monteiro

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Ana Alice,
O trabalho da Casa de Cultura realmente é excelente, apesar da falta de investimento e do descaso sofrido.
Nossos representantes devem parar e refletir sobre a necessidade de mais Educação e Cultura para o crescimento do povo, isso, ´SE' eles realmente têm interesse nesse crescimento da população...

Blog do Jornalista Josué Cardoso - Campina Grande(PB) disse...

parabéns pelo blog - interessante -sou irmão de Cardoso Silva, que é radialista aí em Caicó. Também sou jornalista em moro em Campina Grande -PB

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Josué Cardoso,
Então você reside na doce Campina Grande, rainha da borborema? Foi em Campina que estudei jornalismo.
Grata pela visita. Conheço o trabalho de seu irmão Cardoso, na imprensa caicoense.

Abraço.