quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FLOR DE LIZ



Está em Belo Horizonte, MG, a sabugiense Liz Rogéria, representando o Seridó no concurso de Miss Terra Brasil. A vencedora irá às Filipinas disputar o título de Miss Terra 2011.
O concurso desmonta a sede de consumo e traz a proposta da reciclagem sem perder o brilho, o glamour, o luxo das peças em desfile. São 30 candidatas com vestidos típicos produzidos a partir da reciclagem. O belíssimo reúne antigas peças de bordado que foram doadas.
Conforme João Quintino - o rei Midas da terra sabugiense - idealizador do traje típico, o vestido "enfatiza a natureza rústica do sertão seridoense como fonte de inspiração para o artesanato do bordado, da renda e da rede de dormir. O traje tem como título Tramas Florais: a Natureza em Panos e Linhas."

"...Vestido “tubinho” em algodãozinho, forrado de cetim, completamente bordado em motivos florais na técnica richelieu; mantô em tecido de tecelagem de rede, recoberta por bordados reciclados, doados pela comunidade, em que se percebe as variadas técnicas artesanais do bordado seridoense (richelieu, matizado, ponto cheio, granito e rústico) dando conta da flora regional; no avesso do mantô, folhas e flores de feltro e gaze de seda; colar feito por bastidores de bordar, arrematado por cordões de rede e renda; agulha exacerbada com novelo de fios em cordões de rede; tiara com flor em bordado e renda de bilro; brincos artesanais feitos com flores bordadas recicladas." J.Q


Gente que Fez:
Criação: João Quintino
Costura: Nanana Medeiros
Bordado do tubinho: Eustácia (Caicó)
Bordado em pedrarias: Neidinha de Inamah
Brincos: Maysa Úrsula
Flores de tecido: Kélia Morais
Agulha de madeira: Itamar Chá
Renda de bilro: Francisca Medeiros
Anna Jailma - jornalista e blogueira

4 comentários:

João Quintino disse...

Jailma, Liz foi uma das quatro nordestinas que entraram no quadro das quinze finalistas. O título final e o prêmio de Melhor Traje Ecológico ficaram com a representante do Parque do Ibirapuera - SP, Drielly Bennettone. Fico grato pela divulgação do nosso trabalho. Abraço!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

João que ótima notícia. Em universo de 30, tivemos Liz entre as 15 e entre as 4 do Nordeste! Parabéns a Liz, a você e ao Seridó!

glaucia.eiras disse...

Anna,parabéns pelo blog! Gostaria de solicitar através dele e seu,um auxílio se for possível. Sou de São Paulo estive em Caicó no mês de Fevereiro deste ano,amo de paixão os bordados de vcs!!Porém na minha estadia aí não encontrei os pontos de compra,pretendo voltar a cidade na semana que vem,vc poderia me ajudar indicando os lugares para que eu possa comprar?Desde já,obrigada pela atenção!Glaucia

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Gláucia obrigada pela visita ao blog e por ter gostado tanto do nosso Seridó. Também amo tudo que é artesanato, em especial nossos bordados. Sobre pontos de compra, você pode procurar o CRACAS que reúne bordados da região e funciona em Caicó perto da Igreja do Rosário. O endereço é Av. Otávio Lamartine 603 e telefone de DDD 84 - 3417-5382.