terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto Rondon vem aí!

O Ministério da Defesa, responsável pelo Projeto Rondon, determinou que em 2011 algumas cidades brasileiras vão receber universitários de diversas áreas para desenvolverem projetos em prol da comunidade, nestes municípios.
Nossa São João do Sabugi, que nos anos 60 ou 70, recebeu o Projeto Rondon, agora também irá receber uma equipe. As cidades são escolhidas pelo próprio Ministério da Defesa e as universidades brasileiras que querem participar fazem inscrição. Depois da inscrição acontece um sorteio e para cada local são destinadas duas universidades. Os universitários montam projetos conforme a realidade daquele município e suas necessidades. Sendo aprovado, o estudante vem aplicar seu trabalho através do Projeto Rondon.
Para minha satisfação, recebi a notícia da escolha de São João do Sabugi, através de Camila Hasen, uma universitária de Engenharia Ambiental que mora no Rio Grande do Sul. A Universidade onde ela estuda foi escolhida para atuar no Projeto em São João e Camila, muito empenhada em realizar um projeto ambiental coerente com nossa realidade, descobriu este blog e entrou em contato pedindo informações sobre alguns aspectos ambientais do município. Ela também já adicionou a comunidade São João do Sabugi, do Orkut e lá deixou um recado pedindo informações para melhor compor seu projeto.
Conforme Camila Hasen, são 25 inscritos, mas somente 8 vão ser escolhidos para desenvolverem seus projetos na nossa cidade. A equipe é multidisciplinar, envolvendo estudantes de Direito, Comunicação, Tecnologia, Biologia e Engenharia Ambiental.
Fiquei feliz com a notícia porque tenho informação que nos anos 70 o Projeto Rondon realizou importantes trabalhos na nossa cidade. Nosso povo acolhedor certamente vai receber estes jovens de braços abertos e se integrar da melhor forma nestes projetos, que visam o bem-comum, o desenvolvimento.
O Projeto Rondon 2011 vem a nossa terra através do Ministério da Defesa, do Governo Federal. Vamos apoiar e contribuir. Eles vêm de coração aberto, com o objetivo de contribuir de forma positiva no nosso município.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

9 comentários:

Camila disse...

Excelente trabalho de divulgação amiga Anna! Se me permites contribuir, destaco que o Projeto Rondon permaneceu desativado por uns 15 anos, quando em 2005 retomou suas atividades à pedido da UNE - União Nacional dos Estudantes. Nossa Universidade também participou da operação do projeto que ocorreu em julho deste ano, em Serrita - PE.
O relato dos estudantes que participaram são os melhores, ficaram encantados com a experiência e dela tiraram ensinamentos pra vida toda.
Esta é uma ação de voluntariado por parte dos estudantes que se dispõem a realizar este trabalho em diversos municípios do Brasil e também uma ação de cidadania por parte das Comunidades que se dispõem à aprender, bem como dar sua parcela de contribuição com todo o processo!
Espero ser uma das escolhidas para integrar o projeto e poder socializar com todos vocês minhas experiências na área ambiental, bem como adquirir novas com a comunidade de São João do Sabugi.
Abraços Carinhosos!

Camila Hasan

Hannie babe* disse...

Olá Anna! Também sou gaúcha e estudo na mesma universidade da Camila, espero muito conseguir uma vaga no Projeto Rondon que ocorrerá aí em São João do Sabugi! Achei por acaso o blog! Na verdade já comecei meu projeto, mas se puderes me passar algumas informações, seria de grande validade para eu poder finalizá-lo. Sou da área de Ciências Biológicas. Meu email é mairafilter@hotmail.com, se puderes me dar um retorno por lá, posso te explicar no que estou trabalhando e quais as minhas dúvidas. Desde já, muito obrigada! Abraços, Maíra Filter.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Camila e Maira toda sorte do mundo para vocês. Tomara que sejam aprovadas. Desde já, bem-vindas a São João.

Anônimo disse...

Camila e Maira, assim como Anna Jailma, desejo-lhes toda sorte do mundo pra vocês, esperando que os seus projetos sejam aprovados e que a comunidade sabugiense- a partir de janeiro- possa contar com os seus conhecimentos para algumas mudanças em nossas vidas. Sejam bem vindas! Quero muito conhecê-las pessoalmente. Abraços.

Anônimo disse...

olá sou Daiane Broetto aluna do 2°ano de Educação Física da UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PÁRANA, faço parte de um dos projetos para o PROJETO RONDON deste ano e que pedir sua ajuda para informações sobre Sã João do Sabugi, como a questão de seca, alimentação, educação e outros fatores, estarei esperando por respostas para poder colaborar com seu município, abraços.

Daiane Broetto
email:daianebroetto@hotmail.com

Anônimo disse...

Cara Anna.
Tenho recebido e-mails da coordenação destas universidades com solicitações de informações sobre nossa cidade e suas carencias. Tenho respondido a todas as indagações, principalmente as nossas deficiencias dos serviços prestados pela municipalidade e sobre a formação de nossos servidores, haja vista que a principal missão do Projeto Rondon visa fortalecer a Gestão Pública e capacitar os servidores.
Abração. Beto.

Dalva Cândido disse...

Anna Jailma, eu sou essa primeira anônima dos comentários... Já mantive contatos com Camila e Maira e estou torcendo muito para que estas venham até São João e nos proporcionem benefícios com os seus projeto. Abraços.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Beto e Dalva obrigada pelas visitas ao blog.
Daiane seja bem-vinda. Estamos torcendo pela vinda de uma ótima equipe para nossa terra.

Clarissa disse...

Boa noite Anna Jailma! Estava dando uma olhadinha em notícias de São João do Sabugi e encontrei seu blog com o post: 'Projeto Rondon vem aí'... Bem, meu nome é Clarissa e com muito orgulho e carinho, posso dizer que sou uma dos rondonistas que vão aparecer por aí! Gostaria de informá-la que os universitários rondonistas que vão pra São João vem de Minas e São Paulo, a minha equipe é de São José dos Campos, SP da UNIVAP, Universidade do Vale do Paraíba, somos em dez e estamos a exatos dez dias de encontrá-los aí em São João! Estamos muito empolgados e anciosos, pois preparamos TUDO com muito carinho e dedicação para todos! Peço a Deus que abençoe nossa viagem e nossos projetos que aí se concretizarão! Abraços, Clarissa, Rondonista Univap.