terça-feira, 26 de outubro de 2010

FEIRA DO LIVRO DO SERIDÓ - Você é o que lê!


Livros para Infância

Pelos Caminhos da Vida - obra de Josefa Lisboa, de Florânia


Literatura de Cordel - tem que ter!



Orlando Caboré e seus filhos literários
A Feira do Livro do Seridó foi realizada em Caicó de 21 a 23 de outubro, na Ilha de Sant'Ana. Além das representações de Editoras como Paulus, Paulinas e outras, se faziam presentes escritores do Seridó.
Encontrei na Feira o jornalista Orlando Caboré, com seus livros "Bom Pra Otário" e "Os Primos do Gavião". Também se fazia presente na Feira, o livro "Pelos Caminhos da Vida", escrito pela professora Josefa Lisboa, de Florânia, RN. O livro é uma história de amor, envolvendo Florânia e outras cidades do Seridó.
A Literatura de Cordel não pode - nem deve - faltar em eventos culturais e lá estava uma mesa com poesia de variados autores, inclusive, muitos daqui do Estado e da região Seridó.
Entrando e saindo nos quiosques com obras literárias, encontrei uma belíssima coleção direcionada as crianças, que fala sobre variados assuntos, alguns difíceis de lidar, mas que faz parte também da infância. A coleção traz os títulos "Por que ter medo?", "Diga NÃO ao alcool e as drogas", "Quando seu animal de estimação morre", "Divirta-se com segurança", "Quando os pais separam", "Quando seus avós morrem", "Seja a Estrela que você é", "Quando alguém que você ama está com câncer", "Gosto de ser como sou"... e tantos outros. Assuntos como perda, morte, doença, são sempre difíceis de explicar as crianças e dependendo de como isso seja encarado por elas, pode ocasionar traumas para a vida inteira. A coleção ajuda a criança a conhecer e entender estas dificuldades da vida, lidando o assunto com seriedade mas ao mesmo tempo com uma linguagem que está ao alcance do entendimento da criança. Além disso os assuntos que tratam de segurança, de se conhecer e se gostar, contribuem para o autoconhecimento e auto-estima, tão necessários para o desenvolvimento do ser humano. Gostei de conhecer!

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Anna Jailma

2 comentários:

AMORnique disse...

Adorei! Poxa, bom saber da realização de eventos como esse, recheados de cultura e participação popular!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Monique este é o segundo ano que acontece a Feira do Livro do Seridó aqui em Caicó. O evento reúne teatro, artesanato, música popular e claro, muitos livros, com representação de várias editoras. Em Natal e Mossoró o evento também acontece anualmente.
Abraço.