segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Festa do Rosário, de Caicó!






Ontem foi encerrada a Festa do Rosário de Caicó. Neste ano o novenário teve a juventude no tema central e as homilias eram realizadas por pessoas da comunidade, que levaram a mensagem da necessidade do diálogo, do respeito e da compreensão no relacionamento dos pais com os filhos e vice-versa.
O tema da Festa do Rosário 2010 era “ O jovem é como uma árvore que cresce: para se desenvolver bem precisa de raízes profundas”. Os assuntos que mais circundam a juventude foram debatidos – drogas, sexualidade, estudo, diversão – em homilias que foram verdadeiras lições para os pais da atualidade. Quem foi as novenas e ouviu as pregações, teve o privilégio de adquirir mais conhecimento e de perceber que na sua fé e nos seus valores estão os ingredientes fundamentais para a criação dos filhos.
Atualmente a visão do jovem sobre a vivência da sexualidade e as diversões, são bem diferentes de antigamente ou até mesmo de pouco tempo atrás. Os pais de hoje muitas vezes se deparam com situações que vão de encontro aos seus valores alicerçados na vivência cristã e no próprio conceito de respeito à família. Diante disso são várias as interrogações: valores devem ser trocados com o passar do tempo? Quem dita os valores da família é a mídia ou até mesmo os filhos - que na verdade ainda estão no processo de adquirir valores? Até onde se pode ceder? O que são motivos reais para mudança de conceitos? Estas e outras questões estavam intrínsecas nos temas que foram expostos durante as novenas.
No decorrer da Festa do Rosário, houve Jantar de Confraternização, música ao vivo com artistas da terra, todas as noites, e apresentações dos Negros do Rosário; que dão um toque especial aos eventos, com seus passos ritmados que carregam cultura e tradição secular.
Na procissão de encerramento ontem, as ruas de Caicó estavam lotadas de fiéis e a procissão seguiu com a Corte Real e a venerável imagem de Nossa Senhora do Rosário, sob acordes da Filarmônica Recreio Caicoense, som de pífanos e tambores dos Negros do Rosário de Caicó e Parelhas; e cânticos religiosos.
A Irmandade do Rosário está fortalecida em Caicó. E isso merece aplausos!


Anna Jailma - jornalista e blogueira
FOTOS: KURTIÇÃO - www.kurticao.com.br

Nenhum comentário: