segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio de Janeiro ao encontro da Paz!


Com muita coragem e sobretudo planejamento eficiente, as forças armadas e policiais militares, civis e federais, conseguiram ocupar ontem o Conjunto de Favelas do Alemão no Rio de Janeiro. O Brasil parou para observar pela televisão a ação dos policiais que subiram o Morro, junto aos jornalistas que mostraram, passo a passo, um momento histórico do Rio e do Brasil: a Polícia enfrentando os traficantes com segurança da ação que colocavam em prática. “Alguns foram presos tentando sair da comunidade vestidos de religiosos, de mata-mosquitos..." disse o Comandante do Bope, Paulo Henrique Moraes.
Finalmente os moradores do Rio de Janeiro e todo o povo brasileiro presenciou uma ação eficaz no combate aos traficantes. Traficantes foram presos, outros se renderam. Drogas, armas, e o luxo financiado pelo tráfico foram apreendidos. Somente cocaína, foram 40 toneladas apreendidas.
O tráfico que dominou o Complexo do Alemão por 3 décadas foi rendido. A Igreja da Penha que foi usada pelos traficantes para observarem a entrada dos policiais no Morro, ontem surgiu iluminada em sinal de paz e voltou a ser templo de fé e oração do povo carioca.
Hoje pela manhã o governador Sérgio Cabral declarou que as Forças Armadas e as polícias do Rio vão continuar ocupando o Conjunto do Alemão até haver a instalação de uma UPP - Unidade de Polícia Pacificadora, naquela comunidade; a exemplo de outras já instaladas na capital carioca. Segundo o governador, a instalação da UPP deve acontecer no primeiro semestre de 2011. Também na manhã desta segunda-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que vai promover uma grande ação em prol de serviços públicos, na Comunidade da Penha e no Complexo do Alemão, e nos bairros do entorno dessas comunidades. Os primeiros serviços colocados em prática será o recolhimento de lixo e limpeza de ruas e logradouros públicos da comunidade. O prefeito garantiu que não serão poupados recursos humanos e financeiros.
Os caminhões de limpeza pública voltaram a entrar hoje no Alemão. Há montanhas de lixo pela comunidade. Além disso, os moradores ainda enfrentam a falta de energia. Desde sábado que falta energia elétrica mas a empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica.
As aulas nas regiões dos conjuntos da Penha e do Alemão devem ser reiniciadas amanhã.
Outras ações contra o tráfico vão ser colocadas em prática no Rio. Mas o primeiro grande passo foi dado e valeu a pena. O povo do Rio de Janeiro, em especial das comunidades onde houve a megaoperação contra os traficantes, recomeça agora um novo tempo; tempo de esperança em dias melhores, de paz. Neste ano, e nos anos que virão, certamente o povo carioca terá um Natal mais feliz. O mundo inteiro torce por isso. Feliz Rio de Janeiro!
Não posso deixar de dizer que torço muito para que, um dia, nossos policiais realizem uma ação também eficaz contra as drogas, aqui no Seridó. Que um dia as chamadas "bocas de fumo" também sejam invadidas pelo compromisso de Justiça e que os traficantes que agem no seio do Seridó sejam rendidos, vencidos.


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: