terça-feira, 12 de abril de 2011

Visita ao Mercado Público de Caicó






O Mercado Público de Caicó voltou! A tristeza pela queda do Mercado, transformou-se em sentimento de alegria, de emoção, no seu retorno às atividades. Desde ontem que o Mercado Público, patrimônio da nossa história e cultura seridoense, recebe visita da população.
Todos estão curiosos em conhecer a nova estrutura, que tem agora seu espaço bem dividido em quiosques. Por lá encontra-se de tudo. A venda de refeições acontece na parte superior do Mercado e outros produtos no térreo.
O ambiente é aconchegante, com as pessoas felizes, trabalhado no novo espaço. A maioria ainda está organizando um ou outro detalhe na arrumação, mas a venda de produtos, lanches e almoços já acontece normalmente. Fui conferir de perto, bem acompanhada com meu Saul, minha mãe Ermita e minha tia Zeneide. Saul adorou os fantoches do quiosque de artesanato e nós provamos e aprovamos o almoço delicioso do quiosque de Elisa. Aliás, também estava lá, o sabugiense Marcílio Nogueira.
Na parte de cima visualizamos os quiosques do térreo, de forma que não recebemos a poluição ou o sol escaldante das ruas. Mas sobre o sol: para se ter claridade no ambiente, foi colocada uma telha transparente no teto, de forma parcial. Assim não ficamos embaixo da telha transparente - e quente - mas ainda assim, recebemos um pouco do calor. Embora não chegue a ser um calor insuportável, incomoda um pouco, dependendo do clima.
Maravilhoso seria se pelo menos a parte superior do Mercado Público de Caicó, atendesse também a noite, mesmo que fosse somente em finais de semana. Estou registrando a ideia aqui, mas, são muitas as pessoas que fazem o mesmo comentário.
Que o Mercado Público de Caicó, ressurgido das cinzas, como fênix, seja valorizado e preservado. Seja muito bem-vindo!

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Anna Jailma

Um comentário:

Dalva Cândido disse...

Quero muito fazer uma visita ao Mercado Público de Caicó. Adoro o caldo de cana de lá e era figura cativa nas sextas-feiras quando voltada de Jucurutu para São João. Parece que a reforma ficou muito bacana. Em breve farei uma visitinha. Abraços Anna Jailma.