domingo, 12 de junho de 2011

São João em São João: venha você também!








Em São João do Sabugi, as novenas residenciais iniciaram dia 1º deste mês, na zona urbana.
Depois de encerrarem as novenas de S. João Batista, na zona rural, agora é a cidade que revela em oração e empolgação, a grandiosa devoção no Santo Padroeiro.
Todas as noites, é grande a quantidade de fiéis presentes na novena de São João Batista.
Em tendas armadas e enfeitadas com bandeirinhas juninas, o povo celebra com alegria e festeja o Santo Precursor.
Em todas as celebrações acontecem animadíssimos leilões, com garrotes, bolos, cocos, pencas de banana, doces, galinha torrada, licores, balaio junino do bom e do melhor, as famosas caixas de segredo, cestas de chocolates e muito mais.
E ainda temos as grandiosas quermesses, com deliciosas riquezas da nossa culinária: bolo grude, bolo de milho e bolo de leite; o tradicional creme de galinha ( podem me chamar de bairristas, mas o melhor creme de galinha do mundo é o de São João...), panquecas e pé-de-moleque...Estas são apenas algumas das nossas delícias sempre à venda, nas quermesses das novenas.
Idosos, jovens e crianças participam do leilão com toda alegria, inclusive, quando dedicam a lembrança aos que estão distantes; cantando: "...à quem está bem distante/e aqui queria estar/revendo seus parentes/na amizade do lar...desejo boa festa de todo coração..."
É interessantíssimo o arremate dos objetos, com o leiloeiro sempre integrado ao povo, incentivando a disputa entre os que botam preço:"...quem dá mais pra 'fulano' não levar?" "Fulano tire o dinheiro do bolso e bote mais, o bolo tá bom demais..."
As quadrilhas juninas também fazem a animação. Costumam acontecer após o leilão, com os participantes da novena integrando a dança.
Sem dúvida as novenas em residências, antes do período oficial da festa, integram os festejos de uma forma alegre e marcante.
Quem ainda não foi, comece a participar! Se está distante, venha!

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Blog da Paróquia de São João Batista

Nenhum comentário: