segunda-feira, 11 de julho de 2011

NOTAS












TURISMO NO SERIDÓ _ Até o dia 17 deste mês acontece no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 6ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, reunindo gestores de todo país, empresas privadas que têm interesse no turismo. É uma apresentação do turismo nacional para quem quer viajar e/ou fechar bons negócios.
O evento é de grande porte, promovido pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo. Saindo do ‘local para o global’, o prefeito Francisco, de Parelhas, e o secretário de Turismo daquele município, Carlos Assis, participam do evento para participarem de rodada de negócios, com agências nacionais de viagem e turismo, divulgando interesses de Parelhas, Lagoa Nova e Acari. Eles pretendem divulgar o roteiro turístico, envolvendo Mirantes e Chalé dos Cajueiros/Lagoa Nova; Museu Sertanejo, Gargalheiras e Casario Urbano/Acari; e Açude Boqueirão/Parelhas, pela trilha dos jipes. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."












PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO - Em São João do Sabugi, o prefeito em exercício - Vivarte Brito - está construindo a Praça de Alimentação, onde era localizada a Quadra de Esportes.
Do lado da Quadra de Esportes, já demolida, funciona pequenos quiosques, vendendo alimentos. A proposta é de que estes quiosques passem a funcionar dentro da Praça de Alimentação, criando um novo ambiente de lazer e com mais estrutura para venda de alimentos. A expectativa é de que em dezembro, a Praça de Alimentação inicie seu funcionamento.
No município há um Ginásio de Esportes, vizinho ao Clube Municipal; de forma que a cidade não deixa de ter um espaço para o Esporte.

TÍTULO DE CIDADÃO SABUGIENSE - Nos festejos juninos de São João do Sabugi, houve entrega de título de cidadão sabugiense para diversas pessoas. Confesso que diante de alguns discursos de autoridades sobre o homenageado, eu fiquei a me perguntar: "... e o que foi que esta pessoa fez por São João do Sabugi para estar recebendo o título?". Acredito que está na hora das autoridades pensarem seriamente sobre o papel de representar o povo. Passam horas a fio escolhendo uma lista de pessoas à serem homenageadas com "título de cidadão", e homenageiam alguns - ou seriam vários - que nunca fizeram algo de concreto pela cidade. Título de Cidadão deve ser dado a quem de fato trabalha pela cidade de alguma forma, a quem já realizou ou realiza algo de importância para o bem comum do município e seu povo. Não é um título de beleza, popularidade ou simpatia, que deve ser dado simplesmente para ganhar prestígio, abraço apertado ou voto de alguns...Pensem nisso. Deixando a crítica - construtiva - de lado, parabéns aos que de fato, souberam escolher seus homenageados.


LIXÃO – Finalmente a montanha de lixo instalada em frente ao antigo prédio da Escola Municipal Olívia Pereira Rodrigues, em Caicó, foi retirada. Naquele local funciona o projeto Mais Educação, com crianças das primeiras séries, durante o dia; e funciona o Projovem Adolescente, no período noturno. Tanto os adolescentes, quanto as crianças, não agüentavam mais o mau cheiro do acúmulo de lixo. A escola e a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, enviaram ofícios a secretaria responsável pedindo retirada do lixo e nada acontecia...Até que foi previsto a visita de uma equipe de fiscalização do Governo Federal no município e – coincidência ou não – o lixão foi retirado, depois de meses.


MANUAL DO TURISTA – Em Caicó, o visitante terá acesso ao Manual do Turista, lançado pela Casa do Empresário, para a Festa de Sant’Ana. O manual será distribuído gratuitamente em blitz das entradas de Caicó e nos locais estratégicos, dos eventos da Festa de Sant’Ana; com objetivo de informar o visitante sobre pontos turísticos, sobre como circular nas ruas e avenidas e sobre restaurantes, bares, pousadas, e hotéis. Além disso, o manual traz telefones úteis e outras informações de utilidade a quem visita os festejos da padroeira. Valiosa iniciativa. Quando o visitante chega na cidade e não sabe informação básica de localização e horário dos restaurantes, dos eventos, ou de qualquer outra coisa dos festejos, sente-se 'peixe fora d'água', dá meia volta e vai embora.

CORRIDA DE SANT’ANA – Quem quiser participar da 15ª Corrida de Sant’Ana, em Caicó, pode fazer inscrição até dia 22 de julho, no Centro Administrativo. Para a inscrição, é preciso doar 2 kg de alimentos e deixar uma cópia do RG. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Caicó e podem participar pessoas de todo o Brasil. Bom fôlego para os participantes!

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Anna Jailma

6 comentários:

Max Azevedo - Caicó RN disse...

Anna, a retirada do lixo vai resolver alguma coisa em relação à escola? Aparentemente, pela foto, a própria escola está um lixo. Ou será apenas um disfarce?

ze alencar filho disse...

Parabens Anna, título de cidadania não é pra político aparecer, é sim, uma honraria a quem tem serviços prestados a comunidade, precisa acabar com isto.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Max, a escola precisa de reforma urgente. Está 'feia', com paredes manchadas, sem espaço adequado para a devida socialização dos alunos. Nem espaço para jogarem bola ou conversarem durante o lanche, fora da sala de aula, existe. Uma outra escola Olívia Pereira foi construída, mas a antiga continua servido de 'escola' para crianças do Ensino Fundamental e adolescentes do Projovem.
Grata pelo comentário e visita ao blog.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Zé Alencar, que bom revê-lo aqui. Seja sempre bem-vindo. Obrigada pelo apoio sobre o assunto 'título de cidadania'. Eu já estava imaginando que somente eu, via o título como honraria a quem já trabalhou ou trabalha por determinado município.

Dalva Candido disse...

Anna Jailma eu também achei que o aspecto da esola não é um dos melhores,principalmete a fachada e sabemo que o ambiente escolar também é uma ferramenta que educa nossas crianças e adolescentes. Quanto a entrega de títulos, eu também achei que não se pode sair distribuindo-os este a um bel prazer e escolha e espero que nossos legislatores sejam mais felizes em suas escolhas no futuro. Devem ser agraciados quem fez ou faz algo para a comunidade sabugiense e pelo que pude observa- juntamente com Denize, minha irmã- é que a cada maioria sequer conhecíamos e muitos dos populares que encontravam-se na quadra assistindo também. Muito não tinham nenhum ligasção com São João do Sabugi, seja esta de qualquer tipo... Um abraço.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Dalva você disse tudo:
"...o ambiente escolar também é uma ferramenta que educa nossas crianças e adolescentes..."

e também: "...Quanto a entrega de títulos, eu também achei que não se pode sair distribuindo-os este a um bel prazer e escolha e espero que nossos legislatores sejam mais felizes em suas escolhas no futuro..."

Obrigada.