segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cultura pura

Em São João do Sabugi, acontece anualmente, a comemoração pelo Dia do Folclore. Neste ano houve a tradicional serenata, pelas ruas da cidade, levando vozes e violão, pelas ruas, cantando e encantando com as músicas de outrora.
A serenata aconteceu na última sexta-feira, dia 26 de agosto. Nas residências, os anfitriões disponibilizavam uma mesa farta com comida típica, tipo mucunzá, arroz de leite, paçoca e tantos outros pratos da nossa cultura. O licor, caipirinha e outras bebidas típicas também integram a festa.
Entre os artistas da terra que participam da serenata, estavam Dinha Lucena, Dão Nunes, Jalmir Lucena, Ubirajara Nóbrega, Misael, Caio Lobato, Tutuca de América e as Ninas - de Carrocinha e de Joana.
No sábado, dia 27, houve grande show cultural na Praça Antônio Quintino de Araújo. As escolas da cidade - Santa Terezinha, Pe. Joaquim Félix e Senador José Bernardo - apresentaram peças teatrais baseadas em contos de Câmara Cascudo e em Literatura de Cordel; bem como, apresentaram doces cantigas de roda. Também houve no Espaço de Eventos, exposição de comidas e bebidas típicas, além de objetos antigos. No evento, enquanto acontecia o intervalo das apresentações, eram divulgadas adivinhações e superstições que marcam o folclore e a cultura local. Cultura pura!
Parabéns aos idealizadores e a Secretaria Municipal de Cultura, que apoia o evento.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: