terça-feira, 20 de setembro de 2011

Filarmônica de Cruzeta grava CD de dobrados

A Filarmônica de Cruzeta está comemorando neste ano,25 anos, e gravou seu 7º CD, em agosto, ao vivo, no salão do refeitório da EMPARN, na zona rural da cidade de Cruzeta, RN.
Patrocinado pelo Banco do Nordeste e BNDES, dentro do programa BNB de cultura edital 2010, o CD Filarmônica de Cruzeta 25 ANOS – Dobrados clássicos do Brasil, já está pronto. O lançamento está com data pendente, aguardando resposta do Governo do RN, através da Secretaria Estadual Extraordinária de Cultura, que tem como gestora Isaura Rosado. Mas o evento de lançamento vai acontecer dentro dos festejos da padroeira de Cruzeta, N. S. dos Remédios ou no Festival de Música de Cruzeta, que acontece em novembro.
“ Com o patrocínio do BNB cultural, estamos dando total ênfase ao dobrado; gênero que teve sua origem no passo dobrado das marchas militares européias e que no Brasil dado a imensa diversidade étnica e cultural “abrasileirou-se” surgindo um gênero peculiar nosso - marcha nacional brasileira- mesmo tendo mantido
características musicais destas marchas; principalmente, no que se refere ao ritmo, aos compassos, ao andamento, à estrutura formal, às tonalidades, à harmonia e ao contraponto. A produção de dobrados no Brasil conta com cerca de 150 anos e é tão imensa e significativa como o choro e o samba”, explica o maestro Bembém Dantas.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

Regina disse...

Gostaria muuuuuuuuuuuuuuuuuuito de ter esse CD. adoro dobrado
Parabenizo a filarmônica.
Regina
www.livroerrante.blogspot.com

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Regina, entre em contato com o maestro de Cruzeta: Bembém Dantas, telefone 9987-9484. Avise que viu a matéria no À Flor da Terra e gostaria de obter o CD. Ele vai dar um jeito de te enviar. Abraço.