sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Profissionais do CEDUC e CREAS iniciam curso de Formação Continuada

O Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência, com apoio da UFRN, Pró-Reitoria de Extensão e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, está realizando o curso de Formação Continuada dos Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo; aqui no Estado.
O curso visa a formação continuada dos profissionais, gestores, técnicos e monitores que atuam no sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte; dando um conhecimento abrangente sobre a garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei e qualificando estes profissionais para o desenvolvimento de seus trabalhos. As políticas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, o Sistema de Garantia de Direitos, a Doutrina de Proteção Integral, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, a violência e a sociedade, e outros temas desta área, são debatidos ao longo do curso, que tem 160 horas/aula, dividido em 08 módulos,.
O curso iniciou na última quinta-feira, dia 03, e finaliza em agosto de 2012. Em Caicó, 35 pessoas estão participando do curso. São profissionais do Centro Educacional - CEDUC de Caicó e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, de Caicó, Parelhas e Currais Novos. Em Natal, Mossoró e Parnamirim, outros profissionais estão participando.
Na última quinta-feira e hoje, sexta-feira, os cursistas de Caicó, tiveram aulas do Módulo II, intitulado de Marco Legal, Políticas Públicas e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que foi ministrado por Dr. Renato Roseno. Ele é advogado, foi coordenador da ANCED - Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente e conselheiro titular do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança. Tem um profundo conhecimento da trajetória de luta pelos direitos das crianças e adolescentes.
O curso ocorre no Centro Administrativo de Caicó e o próximo módulo está previsto para iniciar dia 30 deste mês.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: