quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

São João do Sabugi terá casamento homoafetivo

Foto/divulgação: casamento de gaúchas ocorrido em outubro/2011


Desde início de maio deste ano, que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por unanimidade a união estável entre casais do mesmo sexo. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais homoafetivos.
Conforme o Censo Demográfico 2010, o país tem mais de 60 mil casais homossexuais, que, com o reconhecimento do Supremo Tribunal Federal, podem ter assegurados direitos como herança, comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e previdenciária, licença médica, inclusão do companheiro ou companheira como dependente em planos de saúde, entre outros benefícios.
Na região Seridó, é provável que o primeiro casamento homoafetivo aconteça em São João do Sabugi. O casal, de duas moças, está com casamento marcado no cartório da cidade e a cerimônia civil deve acontecer neste mês de dezembro. Mas, ao contrário do que se imaginava, este não será o primeiro casamento homoafetivo do Rio Grande do Norte. Aqui no Estado houve divulgação na mídia de que o primeiro casamento homoafetivo seria coletivo, e aconteceria em Parnamirim, na data de 16 de junho deste ano, reunindo vários casais. Porém, outras fontes jornalísticas datam 19 de agosto, como dia do primeiro casamento homoafetivo do Estado. Em 19 de agosto, houve casamento homoafetivo em Canguaretama, no cartório daquela cidade, unindo civilmente Anderson Carlos da Silva (Madlayne) e George Tales da Silva. Na ocasião, Anderson Carlos (Madlayne), usou vestido branco, de noiva, e George Tales, um terno. No dia seguinte, os recém-casados realizaram uma festa para familiares e amigos.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! O casamento será realizado dia 16/12/11, às 11:30 no cartório de São João do Sabugi/RN.

Anônimo disse...

Provavelmente esses casamentos que vc fala foram só declarações de união estável e não casamento civil. Acho que civilmente esse é o primeiro do seridó.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Anônimos, boa tarde. Os casamentos citados na matéria são realmente casamentos civis, já ocorridos depois da aprovação do STF. Grata pela informação do horário e data e pela presença no blog.

Anônimo disse...

A aprovação do STF foi em outubro de 2011 e os casamentos que você cita foram antes de outubro, portanto, seriam declarações de união estável.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Caro anônimo, a informação do reconhecimento pelo STF datada de 05 de maio de 2011, encontrei no site G1 da Rede Globo. A informação do casamento civil homoafetivo de Canguaretama encontrei em sites daquela cidade, inclusive informando ser o primeiro do RN. Gostaria que você se identificasse e/ou colocasse as fontes de suas informações para que eu possa fazer as devidas correções, tendo a fonte da sua informação. Muito obrigada pela atenção e participação, informando sobre o assunto.

Anônimo disse...

oi jailma eu queria saber em que data sera a entrega de titulo de cidadão sabuginse esta mes em são joao?

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Oi anônimo! Não soube de programação oficial que envolvesse a entrega de títulos, mas creio que será dia 23 na Festa de Emancipação Política.