sábado, 24 de dezembro de 2011

Um papo rápido, sobre o Natal

"Então, é Natal...E o que você fez?"


Então, é Natal...E o que você fez? Como podemos festejar de forma verdadeira, o nascimento de Jesus?
A maior lição que Jesus nos deixou foi "amar ao próximo como a si mesmo". Mas, como anda nosso amor ao próximo? Será que amamos o próximo? Mesmo quando este 'próximo' é diferente, estranho, contrário as nossas ideias, nós o amamos? Ou só gostamos de alguém quando este compartilha de nossos pensamentos, atos e até sentimentos?
Quem, afinal, consideramos "o próximo"? Será que conseguimos enxergar com a visão do Menino Jesus, que enxergava todos com igualdade, sem fazer qualquer tipo de discriminação? Ou será que nosso próximo, vem sendo ao longo dos dias, apenas quem está do lado, quem pertence ao grupo familiar, ao grupo de amigos, de colegas de trabalho, ao seleto grupo de nosso "mundinho"?
Então é Natal...E o que você fez? Nem quero saber quantas voltas você deu no comércio, para encontrar a roupa, o calçado, o presente que tanto procurava...Mas, o que você fez, quando ouviu aquele comentário maldoso sobre "o próximo"? O que você fez quando presenciou um fato ou uma opinião totalmente contrária aos seus sentimentos e suas opiniões? O que fazemos quando alguém vem comentar conosco uma fofoquinha de calçada? Tecemos a conversa, por um longo tempo, avaliando - e aumentando - o disse-me-disse, ou procuramos um assunto realmente interessante e construtivo para conversar?
Se avaliarmos o sentido real de amar o próximo, percebemos que não é missão fácil. Mas é a missão que Jesus nos deu. E se não tentarmos - se pelo menos, não tentarmos - creio que ele nem irá sentar a nossa mesa na ceia de Natal.
Feliz Natal. Um Natal de amor verdadeiro, de saúde e paz!

Anna Jailma - jornalista e blogueira, aprendiz na missão de amar o próximo...

Nenhum comentário: