quarta-feira, 9 de maio de 2012

Caicó realiza Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Secretária da SEMTHAS Graça Rêgo
Na tarde de ontem, dia 08, ocorreu abertura oficial da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Caicó RN. O evento ocorreu no Auditório do Centro Administrativo, onde houve distribuição de folders informativos sobre o tema e folders com a Programação dos 10 dias de Campanha.
Neste ano houve uma junção de ideias entre as instituições que desenvolvem trabalhos junto às crianças e adolescentes. 
O Objetivo da campanha é alcançar diferentes públicos e convocar toda a sociedade a combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 
Esclarecendo a programação, Yamara Gomes, coord. CREAS
O CREAS, junto ao CRAS, PETI, Projovem Adolescente, Ministério Público, Patrulheiros Mirins, Bombeiros Mirins, Conselho Tutelar, Aldeias Infantis SOS, e com eficaz apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, organizou a programação incluindo mobilizações nos distritos de Lajinhas e Palma, nas escolas, e em alguns bairros; bem como, nos grupos de cursos de inclusão produtiva, oferecidos nos CRAS da zona Norte e zona Oeste.  Nos dias 09 e 10 de maio há mobilizações em Lajinhas e Palma, respectivamente; contando com equipe do CREAS, Conselho Tutelar e instituições parceiras. 
Nas visitas aos distritos, o abuso e a exploração sexual serão abordados junto à comunidade, informando também sobre as formas de denúncia.
Na abertura oficial da Campanha de Combate, a direção das escolas EECCAM, Escola Municipal Hermann Gmeiner, Escola Municipal Presidente Kennedy, Escola Estadual Antônio  Aladim, e Escola Estadual Mons. Walfredo Gurgel, receberam “caixas de dúvidas” para que os alunos das referidas escolas possam depositar suas perguntas sobre abuso e exploração sexual. Na próxima semana, de 14 à 16 de maio, as escolas serão visitadas para debate sobre o assunto e esclarecimento das dúvidas depositadas nas caixas.
Sec. Graça Rêgo distribuindo caixa de dúvidas às escolas
Nos dias 15 e 16 de maio ocorrem mobilizações na Igreja de Santo Estevão, no bairro Castelo Branco e no CAIC, respectivamente, ambas no horário das 19h. Na ocasião, representantes das instituições integradas na Campanha de Combate, vão debater e esclarecer dúvidas da comunidade presente.  No dia 16, os CRAS da zona Norte e zona Oeste, vão abordar o tema nos cursos de inclusão produtiva.
Vale destacar que nos dias 14 e 17 de maio, as rádios locais vão apresentar entrevistas sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; informando sobre este tema tão abrangente, esclarecendo dúvidas e principalmente, reafirmando a necessidade de denúncia.
A Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Caicó, irá culminar com Marcha de Combate, às 7h30, do dia 18 de maio, saindo da Praça José Augusto; com participação de todas as instituições e sociedade civil. 


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Anna Jailma


Nenhum comentário: