quinta-feira, 28 de junho de 2012

MISSA DE 30º DIA - Joaquim Úrsula


A família de Joaquim de Assis Úrsula, estará reunida na Missa de 30° dia pela sua alma, que será realizada sábado, dia 30 de junho, às 9h, na Igreja Matriz de São João Batista, em São João do Sabugi, RN. Agradecemos as orações e a solidariedade recebida. 


Em 28 de maio, Francisco Diógenes, que tem uma coluna no conceituado site No Minuto, da capital potiguar, publicou algumas palavras sobre a pessoa de tio Joaquim Úrsula. Compartilho neste blog, alguns trechos das palavras registradas por Diógenes, porque elas muito transmitem a pessoa calorosa e de coração aberto que foi Joaquim Úrsula. Ler as palavras que falam sobre citações, risos e atitudes espontâneas de tio Joaquim, é um retorno no tempo, é quase comprovar que ele não se foi:

"...Joaquim Úrsula era de São João do Sabugi. Ele foi um cara bacana. Sempre sorridente, era bom de conversa. Sabia tudo da política norte-rio-grandense. Conhecia quase todos os políticos, o jeitão de cada um. Ele foi "bacurau" - termo usado para os seguidores de Aluísio Alves...Perdeu a eleição para prefeito de sua cidade por apenas um voto. Juro: em toda minha vida só conheci uma pessoa que perdeu a eleição por um voto! Foi Joaquim. E você pensa que ele ficava se lastimando do episódio? Nada. Ele dava uma gargalhada sempre que contava a história e dizia: "Foi Socorro, minha mulher. O voto que faltou para eu ganhar a eleição foi de Socorro, porque ela detestava política e pedia que eu ficasse longe de eleição". Guardo boas e divertidas lembranças de Joaquim Úrsula no tempo que eu morava em Brasília. Um grupo de potiguares costumava se reunir aos sábados na feijoada do Hotel Eron e Joaquim Úrsula era figura certa. Joaquim Úrsula morou muito tempo em Brasília e em Goiânia. Ele era louco pela capital de Goiás. Certa vez, viajando com um grupo, eu vi Joaquim pedir para parar o carro na entrada de Goiânia e beijar o chão da cidade: " como o Papa João Paulo Segundo", dizia ele, para demonstrar seu amor pela terra dos goianos. Esse era Joaquim Úrsula. Uma figura!" [http://www.nominuto.com/blog/blog-do-diogenes, datado de 28 de maio 2012]


Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

Andréa Úrsula disse...

Realmente esse texto é muito real, quantas coisas vividas ao lado desse ser humano fantástico que foi Joaquim Úrsula, esse Homem que Deus me deu de presente para ser o meu PAI!
Saudades Papai...

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Abraço Andréa!