segunda-feira, 11 de junho de 2012

São João em São João: 180 anos de festa



 Festa de São João Batista, em São João do Sabugi RN: 180 anos de fé



De 01 à 13 de junho: Pelas ruas de São João do Sabugi, RN, até 13 de junho, é período de animadas novenas pelas residências. As novenas contam com participação de todos os sabugienses. A rua onde acontece a novena fica lotada, decorada com bandeirinhas e balões. Nas calçadas um verdadeiro banquete junino, para realização de quermesse e depois da novena acontece animado leilão. E como é bom o leilão! Interessante que quem leiloa sabe o nome de todo mundo – afinal, estamos na terra da gente – e faz aquela brincadeira na disputa dos preços.
As famílias se integram, todos participam, colaboram com a quermesse vendendo pamonha, canjica, creme de galinha, panqueca, lazanha, tortas, docinhos e mais um monte de pratos da culinária mais gostosa.

14 à 24 de junho

14 de junho - Na noite de 14 de junho, as 19h, acontece procissão, hasteamento da bandeira e celebração da Missa na Igreja Matriz, dando início oficial à Festa de São João Batista.

De 15 a 23 de junho, são celebradas as Novenas de São João Batista na Igreja Matriz, sempre as 19h.   

24 de junho:
10h: Missa Solene presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Frei Manoel Delson, Bispo Diocesano de Caicó.
17h: Procissão de encerramento, bênção do Santíssimo Sacramento e palavras de agradecimento.

Parte Social

De 14 a 20 de junho, acontecem quermesses ao lado da Igreja Matriz, com venda de comidas típicas e outros pratos.

16 de junho: 
17h: Quadrilha pelas ruas da cidade, com os integrantes do Bloco Primatas. Saída do Cruzeiro às 17h, e quem quiser participar contribui com o valor de 3 reais.
20h30 - XIII – Jantar de São João Batista ao lado da Igreja matriz.
23h: Festa do Reencontro no Clube Municipal com Banda “ALTAS HORAS e Dida"

17 de junho:
21h: Concurso de Poesia, no Espaço de Eventos da Praça Antônio Quintino de Araújo. Haverá divulgação e premiação dos classificados no concurso deste ano, que teve como tema "180 anos de São João".
São duas categorias: Popular e Moderna. Os concorrentes fizeram inscrição até 15 de junho e tiveram suas poesias avaliadas; conforme a categoria em que se inscreveu. Hoje acontece a divulgação e premiação dos três primeiros classificados, em cada categoria. A premiação será em dinheiro e troféus.
Este é um evento tradicional dos festejos juninos em São João do Sabugi; valorizando e divulgando a cultura, dentro das festividades do padroeiro.

18 de junho:
Cavalgada pela manhã, saindo da Comunidade Cachos. É um dos momentos mais emocionantes dos festejos juninos. Homens, mulheres, crianças e idosos, com seus cavalos, burros, carroças coloridas, fazem uma belíssima cavalgada pelas ruas ao som do berrante.

19 de junho:
19h30: Na noite de 19 de junho, as ruas de São João do Sabugi vão ser palco para a animada quadrilha do bloco carnavalesco TV Rael. A quadrilha vai sair do bangalô as 19h30 desfilando pelas ruas da cidade, com os integrantes vestidos com traje matuto e mesmo quem não é do bloco, pode participar. Acompanhando a quadrilha, à frente do desfile, vai estar 'Chá Preto'; um jumento que já integra o "Arraiá da TV Rael" desde os primeiros eventos.
A quadrilha sai do bangalô e segue até a sede do bloco TV Rael, onde acontece a quadrilha com casamento matuto e quebra panela. Da sede do bloco, os participantes saem até a praça pública; onde a quadrilha será concluída, seguida de forró pé-de-serra com o Forró Xique-Xique. Para participar da quadrilha, o casal paga 5 reais, mas a festança é grátis, aberta ao público.
É uma exigência dos organizadores que os participantes estejam de traje matuto, pois o objetivo é realizar uma quadrilha tradicional.
Este é um evento tipicamente junino e sem dúvida, merece o aplauso de quem valoriza nossa cultura. Parabéns aos organizadores.

20h: Também na noite desta terça-feira, acontece a tradicional Quadrilha da Melhor Idade, com o grupo dos idosos dançando quadrilha pela Avenida Honório Maciel. O grupo sai em desfile, ao som do forró pé-de-serra, do Cruzeiro ao Espaço de Eventos da Praça Antônio Quintino de Araújo. Na praça acontece apresentação da quadrilha tradicional. É uma das quadrilhas mais bem apresentadas do nosso São João em São João.

20 de junho:
20h30: Quadrilha estilizada com adolescentes do município, que neste ano homenageia os 180 anos de São João em São João e o centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga. Será uma belíssima apresentação, com coreografia, música e poesia, alusivas a estas comemorações.

21 de junho: 
Acontece na noite do dia 21, a escolha da Rainha da Festa. Este é um dos eventos tradicionais dos festejos juninos, que leva história e beleza ao Espaço de Eventos da Praça Antônio Quintino de Araújo. Princesas da terra concorrem ao título de Rainha.

24 de junho:
12h – XXII Almoço de São João Batista no Espaço de Eventos Manoel Leandro.
13h – Leilão da Festa no Espaço Cultural  “Manoel Leandro de Araújo”.


 Lembrete

Peço que, quem estiver realizando algum evento junino, até 24 de junho, entre em contato com este blog – seja deixando recado aqui, ou no meu Orkut ou ainda no Facebook – para que possamos divulgar uma programação completa; onde todos os eventos possam ser divulgados; para todos ficarem cientes.
A divulgação completa dos festejos inclui programação da Igreja Matriz, programação dos eventos realizados pela Prefeitura Municipal, programação dos blocos que levam as quadrilhas para as ruas e tantos outros eventos que acontecem. As vezes quem mora fora de São João do Sabugi, ( até mesmo em Caicó, Ipueira, Patos e outras cidades vizinhas) deixa de participar porque simplesmente não tinha conhecimento do evento. Devemos divulgar nossa festa, também para quem está fora de São João do Sabugi. Temos sabugienses e pessoas que gostam de São João em toda parte, em cidades distantes e em cidades vizinhas também. Mas estas pessoas precisam tomar conhecimento da programação dos festejos, para se organizarem – até porque muitos trabalham nesta época – e participarem. Isto é globalizar, levar o nome de São João do Sabugi a todos os recantos e levar de uma forma positiva; com uma programação bonita e organizada.
Agradeço a todos que colaborarem comunicando seus eventos. 


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber se vai haver festa no dia 23 de junho na praça e qual é á atração?