quinta-feira, 12 de julho de 2012

Idoso desconhecido é morador de rua em São João do Sabugi





 É provável que este senhor seja "Zuza", de Macau RN. 

Há mais de 30 dias, um senhor desconhecido passou a viver pelas ruas de São João do Sabugi, RN. Ele aparenta ter 60 anos ou um pouco mais, não mantém diálogo; fala pouco e não emite informações sobre si mesmo ou seu lugar de origem. As frases são curtas e incompreensíveis. Parece ter alguma dificuldade mental. Pela cidade, as pessoas não sabem exatamente como este senhor chegou em São João do Sabugi. Ele dorme pelas calçadas e se alimenta quando as pessoas dão alguma comida para ele. 

Na manhã de hoje, foi divulgado uma nota da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, através da Assistente Social Conceição Vieira, explicando que inicialmente foram obtidas informações de que ele seria de Patos de Minas, MG, e que ele teria o apelido de "Carreteiro", mas que depois de um acidente, onde morreram seu pai e sua irmã, ele ficou com problemas mentais. Conforme nota da Secretaria, não se sabe ao certo se essa história é verídica. A nota também informa que em junho, houve contato da Secretaria de Assistência Social de São João do Sabugi, com a Rádio Clube de Patos de Minas, para que algum familiar pudesse entrar em contato, mas não houve retorno de parentes nem de alguém que o conhecesse por lá. Tentativas de contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, de Patos de Minas, MG, ja ocorreram, mas não tiveram êxito. 
Depois de divulgação da nota, no facebook, o conselheiro tutelar Jair Gomes, de Macau, RN, informou que conhece este senhor, pelo nome de "Zuza", e que em Macau, ele sempre viveu pelas ruas, pois não tem família. O também conselheiro tutelar, Ramon Medeiros, de São João do Sabugi, informou à Secretaria de Assistência Social e agora, estão tomando as providências; tentando contato com Macau, para que a situação do senhor "Zuza" seja resolvida da melhor forma e o mais rápido possível.
É lamentável que no nosso país, ainda tenha tantas pessoas, inclusive idosos, perambulando pelas ruas; sem teto, sem família, sem o mínimo de seus direitos garantidos e vivenciados. 
Qualquer outra informação, favor entrar em contato com a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, de São João do Sabugi RN, pelos telefones:
(84) 3425-2208
(84) 8837-8723

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - divulgação

Nenhum comentário: