quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Exercício do dia: democracia






Muito interessante o Jogo Eleitoral, disponível no site G1 www.g1.com.br . O jogo é específico sobre as eleições de Campinas SP, no segundo turno. Os candidatos à prefeito responderam 09 perguntas sobre diversos assuntos importantes para a cidade:  Aeroporto, Corrupção, Cultura, Educação, Planejamento Urbano, Saneamento, Saúde e Segurança.
Cada tema traz as respostas dos candidatos, sem identificar quem respondeu. Você eleitor escolhe a melhor resposta, sem saber com qual candidato está concordando. No final, conforme as suas respostas, é revelado quem é o político mais identificado com você.
O "Jogo eleitoral" não se trata de pesquisa, mas de mero levantamento de opinião, sem controle de amostra e sem método científico, dependendo de participação espontânea do interessado.
Taí um jogo democrático. Seria muito bom se, principalmente, nas cidades onde a escolha ocorre primordialmente pela ‘cor das bandeiras’, fosse disponibilizado este tipo de jogo. No mínimo, muita gente iria ficar de ‘queixo caído’ com o próprio resultado.
Para acessar e jogar, mesmo sem votar em Campinas SP, clique aqui:
http://g1.globo.com/politica/eleicoes-2012/jogo-eleitoral-prefeitura/platb/jogo-eleitoral-campinas-2turno

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: