segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escultor sabugiense homenageia João Paulo II

Papa João Paulo II



Escultura do Papa foi realizada em 30 dias

Damião Ezequiel, com duas de suas obras, em São João do Sabugi RN


Em São João do Sabugi, RN, desde os primeiros anos da sua infância, Damião Ezequiel Araújo de Medeiros, vivenciou a arte de criar com lápis, papéis e muita imaginação. Na sua família,  transformar a imaginação em algo concreto, através dos traços e cores, sempre fez parte do cotidiano. 
O pai, Antônio Ezequiel Neto, trabalhava como pedreiro e sua mãe, Iranice Araújo de Medeiros, dona de casa, divertia os filhos com desenhos. “A gente não tinha televisão e minha mãe usava o desenho para nos entreter. Sentados, no chão, a gente sempre brincava de fazer desenhos, de pintar ”, relembra Damião Ezequiel.
Talvez seja a mistura do talento de pedreiro de seu pai, com a habilidade de sua mãe para o desenho e pintura, que fez de Damião Ezequiel, o escultor, entre os 8 filhos do casal. Depois de produzir pintura em tecido e telas, ele decidiu transformar a admiração que sempre teve pela escultura, em algo concreto, na sua vida. “Eu sempre admirei esculturas, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer técnicas utilizadas. Um dia conheci o escultor Dalécio Mariz, de Ipueira, RN, e ele me falou sobre o desenvolvimento deste trabalho. Decidi tentar e minha primeira obra foi a escultura do Papa João Paulo II”, declara.
A escultura do Papa João Paulo II, com aproximadamente 1,75m, está em sua residência, em São João do Sabugi, RN. Trata-se de um trabalho exímio. Os traços foram esculpidos com riqueza de detalhes, chegando a emocionar quem contempla àquela mistura de sensibilidade com cimento armado, areia e ferro. “Este trabalho foi feito em 30 dias, de outubro à novembro. A sombra define tudo e o que mais me encanta é a tridimensionalidade. Misturei na obra, três fases da vida do Papa”, destaca Damião Ezequiel.
Damião, que hoje conta com 33 anos, residiu em outros Estados do Brasil e atualmente é funcionário público, em Ipueira, RN. Seu primeiro trabalho, em arte plástica, aconteceu em 2009, quando, atendendo convite de Padre Janilson Alves de Oliveira, fez o estandarte de São João Batista; para a Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, RN. 
No ano seguinte, o estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a cidade de Ipueira, RN e em 2011, um desafio maior: a pintura do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, em São João do Sabugi, RN. “Cada trabalho é um novo desafio. São traços e detalhes diferentes. No ícone, os olhos, a boca, as mãos, as cores utilizadas, todos os detalhes têm um significado profundo”, explica.
Além destes, o artista já realizou outros trabalhos, tendo como base a fotografia; para reprodução em tela. Paisagens, como a Serra do Mulungu, e pessoas, como Sra. Socorro Medeiros e Sr. Elviro Lins, são alguns dos seus trabalhos em destaque. Atualmente, está reproduzindo fotografia da Sra. Maria das Graças, proprietária de Galeria de Artes, em Caicó, RN.
A escultura do Papa João Paulo II não foi feita por encomenda e está exposta à venda. Para contatos com Damião Ezequiel: facebook ou e-mail: ezequielquinino@gmail.com e celular (84) 9934-5838.


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: arquivo de Damião Ezequiel

Um comentário:

V&C Artigos e Notícias disse...

Grato pelas observações. Já copiamos a matéria na íntegra do seu blog. Abraço