segunda-feira, 15 de abril de 2013

NOTAS DO DIA



E SUA VOZ, COMO VAI? Amanhã, dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. É uma oportunidade de se informar sobre os cuidados com a voz, buscar conhecimento sobre os principais sinais e sintomas de problemas vocais e promover ações de saúde relacionadas à voz. A comemoração teve início no Brasil em 1999 e desde 2003 tornou-se um evento mundial. 
Em Natal, os Cursos de Fonoaudiologia da UFRN e da UNP, junto com a Liga Norteriograndense Contra o Câncer e o apoio da SBFa e do Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª região, promovem amanhã, uma ação conjunta; para oferecer avaliação vocal gratuita para a população nessa data. 
As ações acontecem na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UFRN (ao lado do Hospital Universitário Onofre Lopes) e na Clínica- escola de Fonoaudiologia da UNP (unidade da Avenida Salgado Filho). No Hospital Dr. Luiz Antônio (unidade da LIGA situada na Av. Mário Negócio) os pacientes e acompanhantes, além dos funcionários da unidade, vão receber orientações e passar por avaliações.
A ação irá durar das 8h às 16h e vai contar com o apoio de professores, fonoaudiólogos, estudantes, otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço.
A população terá acesso à avaliação da voz, orientações sobre os cuidados para manter o bem estar vocal e encaminhamentos para tratamento; quando necessário.
Para o cirurgião de cabeça e pescoço, Luis Eduardo Barbalho de Mello, a importância desta atenção com a voz deve ser em todos os ciclos da vida, do recém-nascido ao idoso. “Quanto mais cedo se detecta um problema de saúde, mais eficaz será o tratamento. Esse cuidado é necessário para que diminua cada vez mais o número de pessoas com câncer no Brasil”, garante. 




CINEMA ITINERANTE - Estreia semana que vem a mostra itinerante Nueva Mirada para Infância e Juventude. O festival, que acontece nos meses de abril e maio, reúne longas e curtas-metragens que não entram nos circuitos comercias de cinema e de televisão. A convite do SESC e com o apoio da Fecomércio/RN, o Festival Internacional de Cinema, vai exibir 38 obras audiovisuais voltadas ao público infantojuvenil (a partir de 4 anos de idade), oriundas de diversos lugares do mundo.
Para o diretor-geral do Sesc Nacional, Maron Abi-Abib, a iniciativa promove “o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de uma visão de mundo perceptiva e ampliada”. Os filmes exibidos vêm de países como Sri Lanka, Alemanha, Dinamarca, Venezuela, Espanha e Eslováquia. As obras contribuem para a formação dos pequenos enquanto cidadão para além do ensino formal, ao mostrar a diversidade cultural, promover a reflexão, motivar a curiosidade e o prazer da descoberta. A mostra itinerante do festival de cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude é uma parceria entre O SESC e a Associação Civil Argentina Nueva Mirada, sem fins lucrativos.

PROGRAMAÇÃO:
Sesc Zona Norte/NATAL: 09 a 12/04
Sesc NOVA CRUZ: 16 a 19/04
SESC SERIDÓ/CAICÓ: 22 a 26/04
Sesc São Paulo do Potengi: de 07 a 10/05
Sesc Mossoró: 07 a 10/05
Sesc Macaíba: 13 a 16/05


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: