terça-feira, 7 de maio de 2013

Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem programação definida em Caicó




O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, junto aos demais órgãos da rede socioassistencial, abre oficialmente dia 09 de maio, em Caicó, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes .
A abertura oficial da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 09, inicia as 14h, no Centro Administrativo; contando com apresentação cultural e explanação dos serviços ofertados pelo CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Delegacia da Criança e Adolescente e Promotoria da Infância e Juventude. Também haverá apresentação da programação da semana e entrega de folders informativos, sobre abuso e exploração sexual.
Dia 13 de maio, às 11h, todas as rádios de Caicó, serão visitadas por profissionais do CREAS, convidando a população para realizar o buzinaço em repúdio ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta mesma segunda-feira, dia 13, às 14h30, acontece carreata saindo do Posto Santa Cruz, no bairro Barra Nova, em direção ao bairro São José – antigo Frei Damião – onde haverá apresentação cultural, exposição de trabalhos das escolas daquele bairro, palestras e oficinas diretivas. Será uma tarde de informação e alerta.
O dia 14 de maio será de mobilização no Distrito de Lajinhas, das 8h às 10h, na Escola Estadual Professor Francisco Pergentino de Araújo e na tarde do dia 15 de maio, a Equipe CREAS e parceiros da rede, visitam o Distrito da Palma das 14h às 16h, na Escola Estadual Manoel Patrício de Figueiredo. Em Lajinhas e na Palma, haverá palestra com a psicóloga Carmelinda Santos.
Na tarde do dia 16 de maio, a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, irá receber estudantes na faixa etária de 14 anos, a partir das 14h, para exposição do filme O Caçador de Pipas, seguido de Roda de Conversa com a psicóloga Graça Leal.
Já a tradicional caminhada, alusiva ao Dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece na sexta-feira, dia 17 de maio, com concentração na Praça da Alimentação, a partir das 7h30 e início da caminhada previsto para as 8h. A caminhada segue pela Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó, com destino ao Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, tendo participação de artistas da terra, escolas, rede socioassistencial e população em geral. Na Ilha haverá exposição de trabalhos realizados pelas escolas, oficinas para crianças e apresentações artísticas.
O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece dia 18, com Blitz no cruzamento da Av. Cel Martiniano com Av. Seridó, a partir das 7h30. Na Blitz 18 de maio terá exposição de faixas, distribuição de folders e de lixeiras para carros.
Em Caicó, o CREAS conta com 26 registros referentes a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a partir de maio de 2012, até a presente data. É uma triste realidade, que atinge todas as classes sociais. Não se pode cruzar os braços: Esquecer é permitir, lembrar é combater. Como destaca a campanha deste ano em Caicó: “uma cidade que quer ser grande, tem que proteger quem ainda não terminou de crescer”. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - Divulgação

Um comentário:

Marcia disse...

Anna adorei a programação. Vcs. estão de parabéns.Tenho certeza que fazemos a diferença quando fazemos com amor. Abraços, Márcia Monteiro