segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Escola de São João do Sabugi implementa Projeto Cordel

Poetizando


José de Lera - poeta e repentista

Secretária Municipal de Educação Desterro Costa, Secretária Municipal de Cultura Katiane Silva, Secretária Municipal da SEMTHAS, Inácia Maria,  idealizador do Projeto Cordel Hadoock Ezequiel, Coordenadora do Mais Educação Livanda, professores e poetas, prestigiaram o Projeto Cordel através do Programa Mais Cultura em parceria com Ministério da Educação

Poeta Edcarlos Medeiros

Poeta e funcionário da EMPJF Abraão Ezequiel

Poetas repentistas Antônio Bento e Israel Galvão 

Professora Djanira, poetisa e incentivadora da escola dinâmica,
com diálogo concreto entre a prática e a teoria

A Escola Municipal Pe. Joaquim Félix, através do Programa Mais Cultura, que tem parceria com o Ministério da Educação, apresentou hoje, a partir das 9h, o Projeto Cordel.
Crianças e adolescentes da escola, declamaram poesias e prestigiaram apresentações de poetas e repentistas, conhecendo e valorizando a Literatura de Cordel.
O Projeto Cordel é criado através de um artista, que não tenha vínculo empregatício com a escola, e faça a inscrição do projeto para apreciação, diretamente para o Programa Mais Cultura. Em São João do Sabugi, o artista elaborador, filho da terra, é  o professor mestre e poeta Hadoock Ezequiel, filho do saudoso Antônio de Aninha, reconhecido na cidade por vários de seus dons artísticos, pai de uma família de artistas em vários âmbitos.
“Durante a implementação do projeto, nos próximos meses, teremos a realização de muitas ações na Escola com nossos alunos e também haverá participação de poetas da terra e de outros rincões. Ao final de cada ação teremos socialização na Escola e, em alguns momentos, com a comunidade. É preciso despertar a sensibilidade da poesia, é preciso amar mais. Mais cultura é mais saber construído” afirma a professora Djanira Araújo, que apoia e integra o Projeto Cordel.
A Escola Municipal Pe. Joaquim Félix tem 40 anos de trabalho bem realizado e funciona do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Anna Jailma – jornalista e blogueira
Com fotos e dados da prof. Djanira


Nenhum comentário: