sábado, 18 de abril de 2015

Comunidade rural do Seridó realiza projeto de resgate a história do lugar






O Sítio Caeiras, no município de São João do Sabugi, realizou a culminância de projeto que consiste no resgaste dos movimentos sociais realizados em outrora, que contribuíram para o desenvolvimento social daquela comunidade.

O Grupo de Estudo Sindical, formado por jovens da comunidade, e orientados pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João do Sabugi buscou relatos dos mais antigos e juntos construíram uma mostra cultural da história que compõe a raiz de todos.

Caeiras busca manter a tradição de seus antepassados em diversos hábitos que compõe sua cultura. Recentemente, no período da Semana Santa por exemplo, as pessoas da comunidade e amigos da vizinhança visitavam uns aos outros festejando na madrugada do domingo de páscoa. Foi o tradicional “rompimento da páscoa”. 

Este costume de outrora que ainda hoje é vivenciado na Caeiras, reuniu neste ano cerca de 60 pessoas, onde a carne do carneiro e o vinho, são ingredientes da comemoração.

Parabéns ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Joseilson Medeiros, que vem se destacando nas ações que desenvolvem as comunidades rurais tanto no aspecto econômico, quando no âmbito social e cultural.

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Ademir Morais

Nenhum comentário: