segunda-feira, 20 de abril de 2015

Natal traz oficinas de dança gratuitas de 24 de abril a 09 de maio






OFICINA: Antics (Estados Unidos) – Parceria com a ONG Atitude Cooperação

Data: 24 a 26 de Abril de 2015 | Local: Atitude Cooperação | Horário: 09:00

Duração Diária: 120 minutos | Público Indicativo: Jovens com interesses iniciais em danças urbanas.

Introdução a Danças Urbanas – Iniciantes: Os bailarinos da Antics irão ministrar aulas básicas de B-Boying e B-Girling, com introdução a técnicas de “Footwork” e “Powermoves”, estímulo a improvisação com Hip-Hop/Street Dance, táticas de batalha de dança, além de introduzir os estilos da dança norte-amercicana, como Waacking, Sexy Hip-Hop, Popping, House Dance e o Freestyle.



OFICINA: Antics (Estados Unidos) – Parceria com a ONG Atitude Cooperação

Data: 27 a 30 de Abril de 2015 | Local: Atitude Cooperação | Horário: 09:00

Duração Diária: 120 minutos | Público Indicativo: Bailarinos com nível avançado em danças urbanas.

Danças Urbanas – Avançado: Os bailarinos da Antics irão ministrar aulas para B-Boying e B-Girling, introduzindo técnicas de Waacking, Jazz-Funk Hip-Hop, Popping, Locking e House Dance, além de inserir estímulo a táticas de batalha de dança.






OFICINA: Jae Duk Kim - Modern Table (Coreia do Sul)

Data: 30 de Abril de 2015 Local: Espaço Vivo – Lagoa Nova | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Interessados em dança com conhecimentos intermediários ou avançados.

Dança Contemporânea: Oficina que aborda técnicas de consciência corporal e espacial, aplicando sequências coreográficas que fazem parte da linguagem de pesquisa da companhia.






JAM SESSION: Patrícia Leal (RN - Brasil) – Parceria com a UFRN, NAC e DEART

Data: 30 de Abril de 2015 | Local: Departamento de Artes da UFRN (Anexo - Sala B) | Horário: 15:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Bailarinos e artistas Cênicos

Momento Cênico em Movimento: Um projeto de extensão permanente do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, que permite a democratização da improvisação em sua potencialidade integradora entre interpretação e criação através da realização de Jam sessions, tendo como foco o exercício cênico criativo e a compreensão da linguagem e dramaturgia da improvisação para o momento da cena.



OFICINA: Tom Weinberger (Israel) – Parceria com o Internationales Solo Tanz Theater Festival

Data: 01 de Maio de 2015 | Local: Studio Corpo de Baile | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Bailarinos profissionais ou nível avançado

Improvisação e Consciência Corporal: A oficina é estruturada como uma improvisação orientada e inclui exercícios / tarefas técnicas mantendo o foco na riqueza de sensações, a consciência e as infinitas possibilidades de corpo. Uma extensão das experiências de Tom Weinberger como um bailarino profissional e inspirado por grandes artistas e métodos encontrados ao longo do caminho. Ele coloca a ênfase na consciência corporal, tendo o espaço e o tempo para ouvir e para encontrar uma abordagem individual para o movimento, indo além de velhos hábitos e descobrindo novas sensações.






OFICINA: Carolini Piovani e Ton Carbones - Companhia de Danças de Diadema (SP - Brasil)

Data: 02 de Maio de 2015 | Local: Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Bailarinos profissionais ou nível avançado

Dança Contemporânea e Processo de Criação: Os participantes poderão praticar alguns exercícios de dança contemporânea e vivenciar alguns dos laboratórios utilizados para a criação do espetáculo Anseio, da Companhia de Danças de Diadema.



OFICINA: Maya Roest (Holanda) - Parceria com o Internationales Solo Tanz Theater Festival

Data: 03 de Maio de 2015 | Local: Espaço A3 – Ribeira | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Bailarinos profissionais ou nível avançado

O Corpo no Espaço e Tempo: Com uma pequena partitura coreográfica do solo intitulado "O começo", os participantes irão experimentar e explorar como é possível para trazer a coreografia em diferentes formas no espaço e no tempo, através de ferramentas onde será capaz de usar interpretação pessoal e imaginação. Fornecer técnicas para acessar a criatividade individual, fazendo um novo e diverso movimento. Muitas vezes, isso resulta em solos de dança surpreendentes, duetos ou pequenos pedaços de grupo.



OFICINA: Anna Réti  (Hungria) - Parceria com o Internationales Solo Tanz Theater Festival

Data: 04 de Maio de 2015 | Local: Espaço Vivo – Lagoa Nova | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Bailarinos profissionais ou nível avançado

A Simples Mudança: O foco principal do workshop é a percepção e consciência da presença física e mental. Através do movimento de encontrar a conexão com o tempo, para o momento presente, o passado e o futuro. Começa a oficina com um aquecimento fácil que concentra a atenção para o corpo e a respiração. Faz um trabalho simples em duplas a encontrar o centro e a conexão com a terra. Através de alguns exercícios, jogos, improvisações, tarefas de composição e de aprendizagem de partículas coreográficas, investiga o tema do workshop. O objetivo é aprofundar o conhecimento da presença física, enquanto que às vezes formando um personagem, através da experiência de estado de espírito, e em várias situações que refletem cada indivíduo.








OFICINA: Paulo Guimarães - Grupo MEME (RS - Brasil)

Data: 09 de Maio de 2015 | Local: Espaço Vivo – Lagoa Nova | Horário: 09:00

Duração: 180 minutos | Público Indicativo: Artistas/Bailarinos com disponibilidade para propostas de corpo, voz e interpretação. 

PATROCÍNIO: CORREIOS  e O BOTICÁRIO NA DANÇA

Histórias do Corpo: Workshop de dança contemporânea que  tem como objetivo “incorporar o tema proposto” pelo espetáculo Teresinhas. Serão feitas provocações com intuito de trazer à tona estados corporais pertinentes ao tema apresentado. Como por exemplo, casamento, infância, separações, maternidade, perdas, entre tantos outros. Com a finalidade de resgatar da memória corporal e emocional, de cada corpo, elementos para composição de cenas. Além da dança contemporânea, serão também utilizadas outras técnicas como: contato improvisação, ações cênicas, uso da voz falada e cantada, improvisação, dança teatro, etc. 




Para se inscrever para as oficinas - que tem inscrições gratuitas - você acesse o site www.encontrodedanca.com. As pessoas podem fazer inscrições em quantas oficinas quiserem e ao realizar a inscrição no site, já estão automaticamente aceitas.  

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Divulgação

Nenhum comentário: