segunda-feira, 11 de maio de 2015

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual homenageia criança caicoense


Dentro das atividades alusivas a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, haverá neste ano aqui em Caicó, uma Corrida na Ilha de Sant’Ana, envolvendo várias categorias, em 22 de maio.

Trata-se da Corrida de Enfrentamento Vítor Manoel dos Santos. Toda a campanha homenageia Vítor Manoel, criança de 8 anos que foi violentada e morta em Caicó no ano de 2009.  As inscrições para a Corrida, que inclui crianças e adolescentes, podem ocorrer nas escolas da rede pública, a partir desta semana.

O menino Vítor foi violentado sexualmente e assassinado, tendo sido jogado nas águas do Rio Seridó, aqui em Caicó, e encontrado no mesmo dia do crime.

No mês de março o caicoense, Reginaldo Alves de Lima, foi condenado em Júri Popular, realizado no Fórum Amaro Cavalcanti, por ter assassinado a criança.  A pena aplicada foi de 41 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado, com condenação pelos crimes de homicídio qualificado (meio cruel) e estupro de vulnerável.

O outro réu no processo, é o também caicoense, Milton da Silva Filho, que será julgado amanhã, dia 12 de maio. 

A programação da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual inicia em Caicó, no dia 14 de maio, estendendo-se até 29 de maio. Na programação consta abertura oficial, panfletagem lúdica, mobilizações em postos de saúde, corrida de enfrentamento,  e premiação dos melhores trabalhos abordando o tema nas escolas, com Prêmio Aracelli; que acontece desde o ano passado.

A Campanha é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, e Prefeitura Municipal de Caicó RN.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: