quarta-feira, 13 de maio de 2015

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontece em Caicó de 14 a 29 de maio


Em Caicó, RN, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deste ano de 2015, homenageia o menino Vítor Manoel dos Santos, que foi violentado sexualmente e morto afogado, em 10 de setembro de 2009, aqui em Caicó.

Em março houve julgamento de um dos acusados, e este recebeu sentença de 41 anos em regime fechado. O outro, teve seu julgamento no último 12 de maio e teve sentença de 27 anos e 5 meses. Porém o advogado de defesa recorreu, e ele permanece em liberdade até que haja novo posicionamento da Justiça.

A Campanha de Combate tem sua abertura oficial na noite de 14 de maio, às 19h, no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde terá explanação da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Sibelly Varela; sobre o serviço prestado por esta instituição pública no município, e palestra ministrada pela Psicóloga Sandra Fernandes, com o tema “Violência Intrafamiliar”. Na ocasião a psicóloga irá expor índice dos casos de abuso e exploração sexual registrados em Caicó, no período de maio de 2014 à maio de 2015.

Na manhã do dia 18, Dia D da Campanha, acontece Panfletagem  Lúdica no cruzamento da Av. Seridó e Coronel Martiniano - esquina do Mercado Público - homenageando o menino Vítor Manoel e alertando a população para a luta de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes.  Nos dias 19 e 20, equipes formadas pelo CREAS, CRAS Zona Norte e CRAS Zona Oeste, realizam ação de combate e prevenção nas Unidades de Saúde dos bairros Barra Nova, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Boa Passagem e Centro.

Dia 22 de maio, a partir das 7h30, acontece a Corrida de Enfrentamento Vítor Manoel dos Santos, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, com premiação para os participantes e distribuição de picolés.

Vale destacar que no início de maio, houve Roda de Conversa com a psicóloga Graça Leal, reunindo escolas de Caicó, abordando o tema; bem como, o papel do educador diante da identificação de casos de abuso e/ou exploração sexual. A partir disso, as escolas passaram a desenvolver o tema em sala de aula, com a finalidade de cada escola confeccionar um banner com os melhores trabalhos, em Redação e Desenho. Assim sendo, em 29 de maio, CREAS e parceiros, fazem escolha do melhor banner, entre todas as escolas; com premiação intitulada de Prêmio Aracelli, que neste ano tem sua segunda edição.

O Encerramento Oficial da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontece nesta solenidade de premiação, dia 29 de maio, as 8h, no Centro Administrativo. No período de 1º a 05 de junho, ocorre Exposição dos banners no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Centro Administrativo, respectivamente.

Anna Jailma - jornalista e blogueira 
Foto - Divulgação

Nenhum comentário: