terça-feira, 19 de maio de 2015

I Jornada de Luta pela Saúde e Direitos da Mulher traz importantes debates em sociedade




O Movimento Mulheres do Seridó, prossegue na luta pelo Hospital da Mulher em Caicó, RN, e dia 25 iniciam a I Jornada de Luta pela Saúde e Direitos da Mulher, que terá sua culminância em data emblemática: dia 28 de maio - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna.

A luta pela saúde da mulher caminha junto com a luta no combate a mortalidade materna, visto que, nos últimos anos tornou-se frequente Caicó presenciar vidas de mães e filhos perderem-se ou sofrerem graves sequelas, devido a carência de estrutura hospitalar.

Dentro deste cenário da busca por novos horizontes e avanços positivos para o bem comum, acontece de 25 a 28 de maio, no auditório da 10ª DIRED de Caicó, a formação de mesa de diálogos, debatendo assuntos que integram a história, os direitos, as perspectivas da mulher, as políticas públicas, a assistência da mulher - antes, durante e após o parto - além de outros aspectos, que circundam o universo da mulher em sociedade.

A abertura da I Jornada de Luta pela Saúde e Direitos da Mulher será dia 25, a partir das 18h30, com Mesa de Diálogos “A Evolução Histórica das Políticas Públicas de Saúde da Mulher”, com Teresa Freire, Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Norte.

Também na mesma data, a partir das 19h30, será a Mesa de Diálogos “A importância do Pré-Natal, do Parto humanizado e Cuidado Puerperal no Contexto da Assistência da Mulher”, com as palestrantes Profª Cristiane de Holanda (UERN), Profª Érika Fernandes (UERN) e Profª Rediane Medeiros (UERN). A noite de Jornada dia 25, é encerrada com debate, que deve iniciar as 20h30.

Em 26 de maio, a programação inicia as 19h, com Mesa de Diálogos “Mulher, Trabalho e Legislação”, tendo como palestrantes Cínthia Vieira, Representante do Centro Acadêmico do curso de Direito da UFRN, e o advogado João Braz.

Na noite de 27 de maio, a Mesa de Diálogos traz “Femininos, gênero e ativismo: olhares, trajetórias e perspectivas”, com as palestrantes Profª Ana de Santana (UFRN) e Profª Idalina Freitas (UFRN).

De 25 a 27 também haverá na programação, apresentações culturais, como forma de destacar e valorizar a cultura da região.


No dia 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, o Movimento Mulheres do Seridó se faz presente nas rádios de Caicó, divulgando os avanços da luta e novas perspectivas.

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Movimento Mulheres do Seridó

Nenhum comentário: